Encontrando o filtro ideal: como calcular a vazão do filtro para piscina

Encontrando o filtro ideal: como calcular a vazão do filtro para piscina

24/08/2018 0 Por globaltechbrasil

O filtro é um dos equipamentos que compõem o sistema hidráulico de uma piscina, juntamente com o skimmer, ralo de fundo e motobomba. Com a função de filtrar a água impura, o filtro é essencial para o funcionamento desse sistema e para garantir uma limpeza perfeita.

Ao adquirir um filtro é necessário saber qual é a vazão adequada para a sua piscina, a fim de não comprar o equipamento errado. Evite dores de cabeça e aprenda como calcular a vazão do filtro para piscina agora mesmo:

Entenda como é feito o dimensionamento

O tamanho do filtro para piscina deve variar de acordo com algumas especificações da piscina, como a vazão da motobomba, o volume da piscina e a área de superfície do filtro.

Um ponto importante é o tempo de recirculação (ou taxa de rotatividade) da piscina, que é o tempo que toda a água leva para passar pelo filtro e voltar ao tanque. Esse tempo, resultado do trabalho da motobomba, determinará a vazão que o filtro deve ter. Por exemplo:

Se uma piscina possui a superfície com aproximadamente 50 m³, uma motobomba com taxa de rotatividade de 10 horas para 68m³ de água funcionaria bem nela.

Calculando a vazão do filtro para piscina

Como vimos acima, a vazão é o que determinará o tamanho do filtro ideal para a piscina. Para fazer o cálculo da vazão, é preciso medir todas as dimensões dela: a largura, o comprimento e a profundidade. Com esses dados, conseguiremos calcular o volume (que é a largura x comprimento x profundidade), obtendo um resultado em m³.

Banner Filtro para piscina 1

Agora, sabendo o volume da piscina, a pergunta que deve ser feita é: qual é a finalidade da piscina? Ela é residencial ou pública? Piscinas residenciais podem ter um tempo maior de vazão (de 6 a 12 horas, dependendo do tamanho), enquanto as públicas devem ter de 2 a 8 horas. Para saber qual será o tempo, é preciso olhar da tabela da NBR 10.339:

vazão do filtro para piscina.png

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas o que isso tudo quer dizer?

Calculando na prática

Veja a seguir um exemplo de como deve ser feito o cálculo da vazão do filtro para piscina.

A piscina residencial foi medida e possui as seguintes dimensões:

Largura: 6 m

Comprimento: 10 m

Profundidade: 1,6 m

Volume: 6x10x1,6 = 90 m³

Segundo a tabela acima, uma piscina residencial com profundidade de até 1,8 m deve ter 8h de recirculação. Para saber a vazão, é preciso dividir o volume pelo tempo de recirculação (90/8), que é igual a 11,25. Isso significa que o filtro para essa piscina deverá ter a vazão igual ou maior que 11,25 m³/h.

Tendo determinada a vazão do filtro, é preciso saber também qual é o tamanho ideal dele. <Encontrando o filtro ideal: como calcular o tamanho do filtro para piscina>


Visite a Globaltech Brasil, confira nossos produtos disponíveis e encontre o motor e filtro certo para a sua piscina seguindo nossas dicas!