Quando devo trocar a areia do filtro para piscina?

Quando devo trocar a areia do filtro para piscina?

23/08/2018 0 Por globaltechbrasil

Quando se fala da filtração da água de uma piscina, automaticamente pensamos nos filtros para piscina. É um equipamento indispensável no sistema de limpeza, cuja função é, essencialmente, filtrar a água suja.

 

O filtro faz o trabalho pesado, retendo as impurezas para que a água possa retornar à piscina limpa e cristalina. Esse processo acontece através do elemento filtrante presente no equipamento que, de maneira geral, é uma areia própria.

Essa areia, diferente da areia comum que utilizamos em construções, possui arestas que prendem as sujeiras quando a água passa por ela. Porém, com o passar do tempo de utilização, essas mesmas arestas acabam sendo polidas pela água – fazendo com que os grãos de areia fiquem cada vez menores e mais redondos, comprometendo o processo de filtração.

Por conta disso, é necessário trocar a areia do filtro para piscina de tempos em tempos. Geralmente é recomendado que a troca seja feita a cada 4 anos em piscinas residenciais, mas é importante consultar as especificações e validade na embalagem do produto.

Avaliando a necessidade da troca

Há duas situações mais comuns que mostram que já está na hora de trocar a areia do filtro para piscina: quando a areia fica saturada e quando falta areia no filtro.

O primeiro caso, como já citamos anteriormente, ocorre quando a capacidade de filtração da areia está prejudicada. Além do desgaste, a areia fica saturada de sujeira – principalmente quando há falta de retrolavagens suficientes.

No segundo caso, é justamente o contrário: o filtro acaba perdendo um pouco de areia durante o processo de retrolavagem (Como retrolavar o filtro de piscina em 6 passos). Problemas no filtro, como em uma peça chamada crepina, também fazem perder areia durante o processo de filtração.

Banner Filtro para piscina 1

Como fazer a troca da areia do filtro?

Trocar a areia do filtro para piscina não é um processo complicado. Basicamente, deve-se retirar a areia antiga do filtro e colocar a nova no lugar. Contudo, existem diversos modelos de filtros que utilizam compartimentos de armazenagem diferentes, então o processo pode variar.

Se a água da sua piscina já não fica mais cristalina após a filtração, talvez seja um sinal de que está precisando trocar a areia do filtro para piscina. Consulte um profissional especializado antes e certifique-se de que está adquirindo um material de qualidade, que não danificará o filtro e o sistema como um todo.


Agora você conhece sobre o assunto filtros e motobombas, passe na loja da Global-Tech Brasil e confira os melhores modelos para a sua piscina!