
Tratamento de piscina com água esverdeada
11/02/2019A água esverdeada da piscina por diversas vezes é decorrente do descuido, falta de tratamento, manutenção ou até mesmo um tratamento equivocado que acabou possibilitando a proliferação de algas na água da piscina.
Para que você possa aproveitar os dias de lazer, aqui está um passo a passo de tratamento de piscina. Aproveite!
- Limpeza física
Primeiramente, em uma piscina com água esverdeada, é necessário realizar a limpeza física de toda a sujeira “grossa” que se encontra em seu interior. Muitas vezes, essa sujeira é composta por algas, materiais orgânicos e inorgânicos ou folhas de árvore, que por sua vez contribuem para o aumento das algas.
Nesse ponto, é importante que não seja feita a aplicação do cloro, pois ele pode formar substâncias tóxicas na água com o material orgânico em excesso na água.
Para que o tratamento de fato funcione, o correto é retirar manualmente as folhas e detritos orgânicos, isso evita o entupimento do aspirador e da bomba quando for iniciado o processo de aspiração. Ao peneirar as folhas e detritos acumulados no fundo da piscina , é comum que a água fique mais turva, mas é necessário continuar até que seja diminuído o esverdeamento.
- Limpeza na superfície
Após a peneiração, é necessário escovar a superfície da piscina, para isso, utilize a escova conectada à haste metálica, dessa forma será possível soltar as algas alojadas na parede e ao fundo da piscina. Assim como a anterior, essa etapa requer paciência, além de ser um ponto importante até a conclusão do tratamento.
- Correção dos parâmetros físico-químico
Aqui se inicia a correção dos parâmetros físico-químico da água, alcalinidade na faixa entre 80 e 120 PPM e o pH para a faixa entre 7,2 e 7,8. Quanto à correção dos parâmetros de qualidade de água, é ideal que seja corrigido, primeiro a alcalinidade total, por seguinte, a correção do pH, afinal, a alcalinidade da água é o que torna o pH menos sensível a variações. Este processo é conhecido como “efeito tampão”, pois “protege” o pH. Caso o resultado aponte menos de 80 PPM, é necessário utilizar o Elevador de Alcalinidade, processo conhecido também como pH estável – este é um produto à base de bicarbonato de sódio.
Se a alcalinidade estiver acima de 150 PPM, é indicado usar o Redutor de pH e Alcalinidade para baixa-la, mas se estiver mantida entre 130 e 150, o processo de diminuição acontecerá naturalmente no decorrer do processo.
Depois da aplicação do Elevador ou do Redutor de Alcalinidade, é preciso aguardar no mínimo 6 horas para que a alcalinidade se estabilize, só então é que devemos medir o pH e corrigir se necessário. Se houver necessidade de aumentar o pH, utiliza-se o Elevador de pH, também conhecido como pH Mais ou Barrilha, e para reduzir, usa-se o mesmo Redutor de pH e Alcalinidade.
- Limpeza química
Este é o passo para decantar toda a sujeira e matar as possíveis algas existentes na água. Aqui é preciso utilizar um clarificante, não esquecendo da diluição indicada no rótulo. Depois, acione a bomba com o filtro na posição recircular por cerca de uma hora, Este passo ajuda as moléculas de policloreto de alumínio do produto, a encontrarem as partículas de sujeira e iniciarem o processo de clarificação da água por meio do processo de floculação. Após uma hora, aplica-se o algicida e em 15 minutos já é possível desligar a motobomba. Lembre-se: A água da piscina precisa ficar parada por pelo menos 12 horas.
- Aspiração
No dia seguinte, a água estará quase transparente e com toda a sujeira acumulada no fundo, isso indica que chegou o momento para fazer a aspiração, como a água esverdeada é um caso mais complexo, é necessário aspirar a piscina drenando, ou seja, mandando a água para o esgoto. Neste caso, somente o registro de aspiração e esgoto ficarão abertos. Após acoplar o aspirador na haste metálica e a mangueira ao aspirador, coloca-se o filtro na posição “filtrar” e é o momento para aspiração.
- Cloração
Depois de drenar, chegou o momento para a cloração, neste ponto elimina-se de uma vez por todas os organismos nocivos a saúde.
- Limpar a borda
Após o término da cloração, é necessário limpar a linha de borda na altura da superfície de água com o auxílio de uma esponja de lavar louça e um Limpa Bordas – detergente especial para piscinas. Antes da liberação da piscina para banhos, é preciso medir mais uma vez a alcalinidade o pH e corrigi-los se necessário.
Depois de todo esse trabalho, é hora de aproveitar a água limpinha e dar aquele mergulho. Mas antes disso, confira outras dicas em nosso blog.
Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.
Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!
A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: