Tipos de saunas residenciais: quais são?

Tipos de saunas residenciais: quais são?

19/09/2018 0 Por globaltechbrasil

Para quem gosta de curtir a família e os amigos, investir em uma área de lazer completa – com piscina, sauna e área para churrasco – é essencial. Com isso, a diversão no final de semana estará garantida, sem dúvidas!

Com uma sauna em casa, você poderá relaxar e desfrutar de diversos benefícios para a saúde a qualquer hora do dia: pele mais limpa, alívio de dores musculares, fortalecimento da circulação sanguínea, combate à doenças respiratórias, além de ter um atrativo a mais para reunir as pessoas que você mais gosta.

Então, se você está pensando em equipar a casa com uma sauna, continue acompanhando este artigo e saiba quais são os melhores tipos de saunas residenciais.

Tipos de sauna em casa

A sauna pode ter diferentes materiais e tamanhos. As mais tradicionais costumam ser revestidas de madeira, porém, no Brasil utiliza-se bastante as saunas revestidas de pastilhas, essas garantem mais facilidade na hora de limpar.

Para começar, vamos conhecer os tipos de sauna?

Sauna seca

A sauna seca é feita por um ambiente completamente fechado e é revestida de madeira porosa, normalmente com forno especial e pedras selecionadas.

tipo-de-saunas-residenciais-seco

Esse modelo não libera vapor, ela é aquecida por meio de um forno, que pode ser a gás, a lenha ou elétrico. A temperatura pode variar entre 70 e 80 graus, enquanto a umidade fica entre 2 e 25% . Por segurança, esse equipamento deve ser protegido para evitar o contato com os usuários, devido  sua alta temperatura.

Banner Sauna Seca 1

Características

A construção da sauna seca deve ser em alvenaria, além disso, seu revestimento deve ser em madeiramento de boa qualidade, de modo a não empenar, e claro, precisa ser devidamente tratada para que consiga resistir e apresentar uma boa durabilidade diante de temperaturas tão altas e a baixa de umidade.

O piso da sauna seca pode ser de cimento comum ou cerâmica e você poderá colocar um extrato de madeira por cima, se quiser deixar o ambiente coberto de madeira visualmente.

Sauna úmida ou à vapor

Esse tipo de sauna é aquecida por geradores de vapor. E tem como característica a adição de essências aromáticas ao reservatório de água. Sua temperatura geralmente alcança entre 50 e 60 graus. Além disso, as saunas úmidas geram calor por meio do vapor de água, deixando o ambiente úmido. Dessa forma, a umidade do ambiente chega a 100%.

tipo-de-saunas-residenciais-umido

Características

A construção da sauna úmida ou à vapor  necessita de isolamento térmico com vermiculita – mineral com propriedades térmicas e acústicas – nas paredes e tetos no momento da construção do espaço.é utilizado um gerador de vapor.

Sua alimentação é feita através de água, que é transportada a um reservatório onde um resistor irá aquecê-la, após seu aquecimento, e consequente vaporização, ela é conduzida por uma tubulação metálica até o ambiente da sauna.

Como a sauna é aquecida?

Seja na sauna úmida ou seca, são utilizados aparelhos para produzir o calor. Podem ser movidos a energia elétrica, gás ou lenha. A instalação destes equipamentos normalmente é feita na parte externa da sauna úmida e dentro do ambiente nas saunas secas. Inclusive, na sauna seca, normalmente são utilizadas pedras neste processo.

Quais as diferença entre sauna seca e sauna úmida?

A sauna úmida funciona a partir de um gerador de vapor (elétrico, à lenha ou a gás), que aumenta a temperatura para até os 40ºC. É muito utilizada em locais com clima mais quente, e é preciso ser revestida com materiais impermeáveis como azulejos, pedras, vidro ou porcelana.

A sauna seca gera um calor sem umidade, muito recomendada para o uso durante o inverno ou em localidades de clima mais ameno. Pode chegar aos 80ºC e normalmente a sauna é revestida de madeira.

Quais são os benefícios da sauna?

  1. Elimina as toxinas

As saunas costumam abrir os poros da pele, com isso, ajudam a eliminar as toxinas acumuladas por meio da transpiração, evitando infecção da pele por meio de resíduos de produtos químicos, além de eliminar as células mortas.  Além disso, essa prática contribui para facilidade de limpeza e esfoliação.

Imagem relacionada

  1. Previne a flacidez da pele

A sauna pode prevenir as temidas celulites através de sessões ou até mesmo reduzi-las por conta da dilatação dos vasos sanguíneos. A circulação de sangue ajuda amenizar os efeitos da flacidez, o que influencia diretamente no combate a celulite.

Imagem relacionada

  1. Melhora o sono

Os efeitos da sauna se comparam aos da atividade física, com isso, o desgaste do corpo contribui para combater distúrbios do sono, como a insônio, por exemplo. Inclusive, estima-se que 20 minutos dentro da sauna equivale a duas horas de caminhada.

Resultado de imagem para Melhora o sono

  1. Melhora dores reumáticas e da coluna

As sessões de sauna contribuem de forma benéfica para as dores nos ossos e dores reumáticas, graças ao intenso calor, também conhecido como “febre artificial”, importante para o processo de reabilitação para atrofias musculares e dores intensas.

Resultado de imagem para Dores na coluna

  1. Combate doenças respiratórias

Pessoas com doenças respiratórias, como asma, bronquite, gripe ou sinusite, podem se beneficiar com as sessões de sauna. Afinal, a práticas faz com que o organismo trabalhe com mais rapidez, atuando diretamente na causa dos problemas, além de dilatar os brônquios pulmonares, contribuindo para uma melhor entrada de oxigênio.

Resultado de imagem para Doenças respiratórias

Esses são só alguns dos benefícios que a sauna oferece.

Afinal, qual é melhor? Sauna seca ou sauna úmida?

Isso depende. Se estamos falando de uma residência em uma cidade litorânea, quente e por si só úmida, a sauna a vapor é a mais recomendada. A combinação

deste tipo de sauna com o ambiente proporcionará ainda mais relaxamento às pessoas que irão usufruir.

Para locais menos úmidos e frios, as saunas secas são recomendáveis. Além disso, por causa da baixa umidade, geralmente as pessoas aguentam ficar mais tempo tomando o banho de sauna seca.

A sauna elétrica é compacta, então é mais indicada para ambientes pequenos em casas. A sauna a gás é mais econômica, mas dependendo do tamanho do espaço disponível precisará de mais botijões. A sauna à lenha é utilizada em sítios, casas de campo e fazendas, por demandarem de uma grande quantidade de lenha para queimar e manter a temperatura ideal.

E onde comprar estes tipos de sauna?

Para garantir a eficiência da sauna, você precisa de uma empresa especializada e referência no que faz, por isso, a Globaltech pode auxiliar você. E se você também tiver dúvidas em como instalar estas saunas, entre em contato agora mesmo.

 


Duvida em em qual modelo de Sauna escolher? Veja nosso post sobre:

Sauna Seca, Úmida ou Semi-Úmida, qual escolher?

A Global-Tech Brasil tem uma linha completa de saunas para você! Conheça nossos produtos: