Tipos de iluminação para piscina – Quais são elas?

Tipos de iluminação para piscina – Quais são elas?

23/07/2018 2 Por globaltechbrasil

Tipos de iluminação para piscina – Quais são elas?

Áreas de lazer bem iluminadas conferem diversão e segurança a qualquer hora do dia. E não é diferente com as piscinas! Uma bela iluminação para piscina é responsável por proporcionar um bom acabamento estético e mais tempo para curtir a piscina. Além disso, diminui os riscos de quedas e afogamentos na beira da piscina justamente por mantê-la iluminada.

Antes de entender quais são os tipos de iluminação para piscina, é preciso pensar em duas classificações mais abrangentes: a iluminação externa e iluminação subaquática. Dentro da iluminação subaquática, a que vai dentro da piscina, explicaremos detalhadamente quais são os tipos encontrados no mercado.

Iluminação externa

A iluminação externa de uma piscina nada mais é do que as luzes instaladas ao redor dela. São muito utilizadas para iluminar o acesso à piscina em posições estratégicas, como curvas e cantos.

Geralmente, para a iluminação externa, são utilizados refletores de luz branca tradicional. É importante direcionar os feixes de luz para onde você pretende deixar iluminado, posicionando de acordo com o local escolhido para a instalação.

Iluminação subaquática

A iluminação subaquática é instalada dentro da piscina, essencial para iluminar a área dela e conferi-la segurança e beleza. Ao realizar o projeto de uma piscina, certifique-se de que o planejamento da iluminação está incluído levando em consideração o posicionamento das luminárias (de preferência devem se localizar nas curvas e escadas) e o tipo de equipamento escolhido.

Os tipos de iluminação para piscina mais conhecidos são as lâmpadas de Led, as luzes de fibra ótica e os refletores. Conheça algumas vantagens e desvantagens de cada tipo:

– Lâmpadas de led

As luminárias de led são as mais utilizadas para a iluminação de piscinas. Não à toa, possuem um ótimo custo-benefício e alta durabilidade. São aplicáveis de diversas formas e com as mais diferentes cores (no caso dos leds RGB), porém é necessário instalar mais de um ponto de luz para criar efeitos visuais consistentes.

Banner Iluminação para piscina 3

– Luzes de fibra ótica

De todos os tipos de iluminação para piscinas, esse é o mais caro. No entanto, o acabamento proporcionado pela iluminação de fibra ótica é versátil e impactante: pode ser aplicado na forma mais comum, na beira da piscina, ou em quedas d’água e chafarizes.

– Refletores

Esse tipo de luminária é mais clássico e antigo, normalmente utilizado para piscinas mais discretas e básicas. Uma desvantagem é que os refletores gastam muito mais energia do que os outros tipos de iluminação e sua instalação deve ser feita na construção da piscina, exigindo reforma caso seja instalado depois.


Visite o site da Visite o site da Global-Tech Brasil, , encontre estes e muitos outros equipamentos para piscina e adquira agora mesmo o kit led para piscina ideal para a sua!