Quais são os tipos de filtro para piscina?

Quais são os tipos de filtro para piscina?

21/08/2018 0 Por globaltechbrasil

Ter uma piscina em casa é uma vantagem imensa para dias de diversão, reunir os amigos, dar aquela festa incrível ou até mesmo para contribuir com os benefícios para a saúde. Não é mesmo.

Contudo, para ter todos esses pontos positivos, é necessário lembrar-se que a piscina precisa estar sempre limpa e de preferência com a água cristalina.

Para ter uma piscina sempre limpa é preciso contar com a praticidade dos filtros para piscina. Parte essencial do conjunto de filtração, o filtro é responsável pela limpeza constante da água e manutenção da mesma, ainda que não seja o único instrumento de limpeza e purificação da água, além dele, o skimmer é quem recolhe a sujeira mais perceptível, mas ainda assim, a parte da remoção das impurezas, que muitas vezes só nós notamos, depende do filtro.

Resumindo, o filtro da piscina é o responsável pelo trabalho físico da água, pois, retém as impurezas suspensas e garante à piscina aquele aspecto cristalino e transparente. Enquanto o tratamento químico é desempenhado pelos produtos.

Mas afinal, quais são os tipos de filtro para piscina e qual é melhor? Como escolher o filtro para piscina? Ao longo deste artigo, esclarecemos essas e outras dúvidas. Confira!

Banner Filtro para piscina 1

  • Sobre o sistema de filtração

Para que você possa saber quais os tipos de filtro para piscina que existem hoje no mercado, é importante conhecer todo o processo de filtração de água e entender qual papel cada um desempenha.

A filtração funciona da seguinte forma: a água é puxada por meio da motobomba, entrando pelo ralo de fundo e pela tubulação, até chegar ao filtro. Nele, a água passa pelo elemento filtrante (ponto importante), é filtrada e retorna para a piscina. Independente se o filtro é de areia ou de pano, a filtração ocorre de maneira muito semelhante.

Embora existam diferentes tipos de filtros, todos funcionam da mesma forma, com uma única recomendação, dependendo do uso da piscina, é aconselhável que a água complete um ciclo por dia. Este “ciclo” nada mais é do que a passagem de toda água da piscina pelo filtro e sua duração irá depender de fatores como, tamanho a piscina, potência da bomba e claro, a capacidade do filtro.

 

  • Tipos de filtros para piscina

 

Como dissemos anteriormente, ainda que existam diferentes tipos de filtros, todos funcionam da mesma forma. Acompanhe.

 

  1. Filtro de Areia

retrolavar o filtro de piscina

Esse é o tipo de filtro é de longe um dos mais populares, isso porque o elemento filtrante utilizado dentro do equipamento é uma areia própria para filtração. Esse tipo de filtro é bastante durável, e possui uma vida útil de aproximadamente 10 anos, contanto que a manutenção seja feita de maneira adequada, isso implica em alguns cuidados.

  • Antes da aplicação de produtos químicos, é necessário remover as sujeira pesadas;
  • Aspire o “grosso” diretamente para o esgoto, isso faz com que filtro não fique sobrecarregado;
  • Evite o uso de sulfato de alumínio na decantação de sujeira;
  • Em caso de excesso de sujeira pela decantação, faça a drenagem;
  • Mantenha a piscina sempre coberta quando não ela não estiver em uso.

 

Além disso, para manter o custo benefício, o filtro deve ser escolhido criteriosamente, ou seja, o dimensionamento a NBR 10339, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). E mais, o sistema hidráulico, o formato da piscina e até mesmo a localização devem ser considerados, por isso, se atente!  

  1. Filtro de pano

filtro de pano

O filtro de pano ou filtro de cartucho como também é conhecido, é a melhor opção para quem procura um sistema de baixo custo. O filtro de pano utiliza, logicamente, o pano como elemento filtrante. Além do tamanho, este equipamento tem como principal diferença a capacidade de substituição do elemento filtrante de maneira rápida e prática.

Embora seus componentes sejam frágeis, ele possui uma boa durabilidade, contato que tenha manutenção regular. Quando comparado ao filtro de areia, essa opção retém menos sujeira e são ótimos para piscinas que não demandam tanta limpeza.

Para a manutenção do filtro pano, pode-se considerar a substituição do cartucho rápida e prática.

Qual filtro escolher?

Cada filtro possui níveis de filtragem diferentes, mas é importante considerar a eficiência, além da capacidade da piscina e a potência de sua bomba, para saber qual a velocidade do fluxo de água. Assim, se concilia os elementos com o tamanho do filtro para que possa criar um ciclo com uma duração dentro do razoável.

O melhor tipo de filtro para piscina depende da situação. O filtro de areia é melhor para piscinas que precisam de alta performance e limpeza perfeita, enquanto o filtro de pano é mais prático e de baixo custo.

Agora que você conhece um pouco sobre os filtros, já sabe qual escolher para o seu projeto de piscina? Leve em consideração todas as dicas descritas neste texto, ou então, se ainda lhe surgir dúvida, entre em contato com a Globaltech.

Aproveite e assista o vídeo sobre Montagem de Filtros Portáteis.


Visite a Global-Tech, confira nossos produtos disponíveis e encontre o motor e filtro certo para a sua piscina seguindo nossas dicas!