Temporizador analógico ou digital, qual escolher?

Temporizador analógico ou digital, qual escolher?

25/08/2022 0 Por globaltechbrasil

Temporizador analógico ou digital, qual escolher? Essa é uma dúvida de todos que tem piscina em casa, por isso, hoje vamos ajudar você a escolher o ideal. Então, leia nosso artigo até o final.

Caso você não saiba, a instalação de um temporizador é uma das maneiras mais fáceis de e econômicas de automatizar a filtragem da piscina. Isso irá garantir que boa parte dos cuidados com a piscina sejam feitos de maneira prática.

Existem diversas formas de automatizar os processos da piscina, o temporizador é um deles.

Então, para começar, vamos entender o que é de fato um temporizador?

O que é um temporizador para piscina?

O temporizador é um equipamento com a função de ligar e desligar automaticamente o sistema de filtração. Também conhecido por “timer”, esse aparelho permite a programação diária do funcionamento da motobomba, que por sua vez faz a água da piscina passar pelo filtro e voltar mais limpa para a piscina.

Em outras palavras: além da comodidade de não ter que se preocupar com o acionamento do conjunto filtrante, você consegue manter a piscina filtrando 15 minutos a cada hora. O que é uma vantagem imensa se você tivesse que fazer esse trabalho manualmente.

Agora que sabemos, qual escolher?

Analógico ou digital?

Como dissemos, se você deseja usar um temporizador para controlar o funcionamento do motor da sua piscina, o modelo analógico é mais indicado, pois possui seu sistema operado mecanicamente, logo, a tolerância à umidade é maior que a do digital. 

Esse fator se torna comum no caso de outras aplicações, como para bombas de água e poços artesianos. Por outro lado, em termos de flexibilidade, o temporizador digital se sobressai ao analógico, uma vez que pode ser programado por: hora, minuto, segundo, dia ou semana.

O temporizador analógico consiste basicamente em um disco com intervalos definidos de 15 minutos. Para programá-lo você deve baixar as teclas referentes aos horários em que você necessita que a carga fique ligada.

Ambos possibilitam mais de uma programação, podendo chegar a até 18 programações.  Mas, quando falamos em valores, o timer analógico costuma ser mais acessível.

E então, já sabe qual escolher? Caso ainda tenha dúvidas, conte com a nossa equipe, fale conosco pelo whatsapp.