Temos que adicionar mais cloro na piscina no verão?

Temos que adicionar mais cloro na piscina no verão?

07/10/2019 0 Por globaltechbrasil

Em dias quentes temos que aumentar a quantidade de cloro na piscina? O cloro é uma necessidade para manter sua piscina limpa, livre de bactérias, algas e vírus. Sem ele, a água da sua piscina pode ficar turva, verde e até insegura. No entanto, muitas outras coisas também levam a esses problemas. Para manter a água da piscina segura e limpa, o cloro deve ser mantido dentro de uma faixa específica. O excesso de cloro pode irritar a pele, os olhos e até mesmo os pulmões, enquanto o excesso de folhas e algas pode deixá-lo com uma piscina potencialmente insalubre. Além disso, as necessidades químicas mudam dependendo da época do ano, já que o calor e os raios UV afetam o cloro.

Para manter o equilíbrio adequado, considere os seguintes fatores.

  1. QUAL É A DEMANDA DE CLORO?

Técnicos de serviço de piscina medem dois tipos de cloro: cloro combinado e cloro livre.

O cloro combinado é a fração do cloro que reagiu com a matéria orgânica, como compostos de amônia e nitrogênio, e estão essencialmente ligados (“combinados”). Quando sua piscina cheira a cloro, geralmente não é porque há muito cloro na água, mas sim devido às cloraminas, os compostos químicos que resultam quando o cloro encontra o material orgânico. Quanto mais material orgânico presente na piscina, mais esse “cheiro de cloro” estará presente.

O cloro livre é a fração do cloro que ainda não reagiu com matéria orgânica; ainda é capaz de desinfetar a água.

Altos níveis de cloro combinado indicam que há muitas partículas estranhas na água da sua piscina e o cloro livre é o cloro que precisa ser reabastecido. É importante lembrar coisas como calor, aumento da carga de banhistas e chuva aumentam a demanda de cloro.

Banner Limpeza de Piscina 1

  1. COMO O CALOR E A LUZ AFETAM O CLORO?

Cloro livre não é apenas perdido quando interage com matéria orgânica; Ele é perdido quando interage com a luz do sol também. O cloro forma íons de hipoclorito na água, que se quebram quando atingidos pela radiação ultravioleta, liberando cloro gasoso na atmosfera. A luz do sol pode reduzir a cloração da piscina em 90% em apenas algumas horas. É por isso que muitos técnicos de serviço de piscina adicionam um cloro estabilizado e usam um estabilizador de cloro quando necessário para manter os níveis corretos.

A temperatura também afeta o cloro, pois algumas bactérias e organismos crescem melhor em ambientes mais quentes. Quando as temperaturas aumentam, ele usa cloro livre mais rapidamente, potencialmente transformando sua piscina em um pântano.

Para cada 6 graus Celsius de aumento da temperatura acima de 26 graus Celsius, você deve adicionar 50% mais cloro para a água da piscina para manter os níveis adequados de cloro livre. Isto é especialmente verdadeiro para aquelas banheiras de hidromassagem que nem sempre são cobertas, pois tendem a ficar mais quentes.

  1. AJUSTANDO PARA ATENDER A DEMANDA DE CLORO

Pode levar mais de uma semana para a sua piscina se recuperar de um surto de algas ou água turva repentina. Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente para evitar qualquer perda no uso do cloro de sua piscina:

  • Testar a água com freqüência: Quando surgirem condições que exijam mais cloro, você poderá ver seu desinfetante desaparecer quando testar a água. Você não precisa ser um técnico certificado ou químico de água para poder testar e conhecer a condição da água da sua piscina. Compre algumas tiras de imersão para testar facilmente a água e cuidar de quaisquer algas ou turbidez antes que ela comece.
  • Informe os piscineiros e técnicos sobre o uso da piscina: Embora um aumento nos banhistas definitivamente tenha um impacto nos produtos químicos da água, você pode minimizar esse impacto. Informar seu técnico de serviço sobre quaisquer planos que você possa ter envolvendo a sua piscina, permite que eles tomem medidas preventivas e mantenham sua piscina limpa e segura. Não espere até o último minuto para informar ao seu técnico de serviços sobre sua próxima festa na piscina. Eles precisam encontrar tempo em seus cronogramas para ajudá-lo a preparar sua piscina, além de seus compromissos regulares.
  • Monitore a piscina depois de uma tempestade: Mesmo a chuva leve pode diluir a sua água e descompensar o equilíbrio químico da piscina. Além disso, fique atento a qualquer coisa que possa ter sido lavada na piscina, como fertilizantes ou outros produtos químicos do gramado / planta, bem como folhas e detritos jogados pela tempestade. Alguns deles podem realmente tornar seu desinfetante ou outros produtos químicos ineficazes, portanto, fique atento.
  • A prevenção é sempre mais fácil: é mais fácil simplesmente manter a água da piscina bem equilibrada do que limpar a água turva ou verde. Testes e monitoramentos consistentes garantem que sua água permaneça limpa e segura para uso, enquanto que ignorá-la pode deixá-lo sem piscina até que você ou seu técnico descubram exatamente o que está acontecendo.

 

Veja Também:

Como se livrar dos insetos na piscina.

Regras essenciais e ferramentas para segurança da piscina

Por que preciso trocar a areia do filtro de piscina?