Encontrando o filtro ideal: como calcular o tamanho do filtro para piscina

Encontrando o filtro ideal: como calcular o tamanho do filtro para piscina

27/08/2018 0 Por globaltechbrasil

Piscinas são altamente personalizáveis. Onde em uma residência possui determinado tamanho e material, em um local público pode ser totalmente diferente. Porém, em cada uma delas, é necessário encontrar o filtro para piscina ideal, a fim de mantê-la sempre limpa e pronta para o uso.

Como vimos no texto anterior <Encontrando o filtro ideal: como calcular a vazão do filtro para piscina>, para encontrar o filtro ideal para uma piscina é preciso saber algumas especificações: a vazão e o tamanho do filtro de acordo com a área e volume da piscina. Aqui, vamos entender um pouco mais sobre como chegar ao valor do tamanho do filtro para piscina.

Como saber o tamanho do filtro para piscina

Via de regra, o tamanho do filtro para piscina dependerá da casa de máquinas, pois normalmente é onde o filtro é instalado.

Se a sua casa de máquinas ainda está em construção – ou se você ainda nem começou a construí-la –, basta saber a vazão ideal do seu filtro (como vimos na parte I deste artigo) para determinar qual é o melhor equipamento para a sua piscina.

Tendo esse valor em mente, é preciso escolher o tamanho do filtro para piscina de acordo com a altura e diâmetro escolhido para a construção da casa de máquinas, a fim de que todos os outros equipamentos caibam. Lembrando, claro, que as dimensões da casa de máquinas devem ser maiores que as do filtro.

Se a sua casa de máquinas já está construída, você irá se pautar segundo as medidas da largura e altura da porta. O filtro deve ter o diâmetro menor que a largura da porta para que o equipamento entre na casa de máquinas.

Pode ser que o filtro com a vazão adequada para a sua piscina não tenha o diâmetro compatível com o tamanho da sua casa de máquinas. Caso as dimensões sejam maiores, escolha dois filtros com diâmetros menores cuja soma de vazões dê na vazão ideal para a sua piscina.

Banner Filtro para piscina 1

Agora, na prática

Segundo as dimensões da piscina, a vazão ideal do filtro (como exemplo) será de 11,25m³/h. A largura da porta da casa de máquinas é de 70cm.

Agora, vamos aos filtros disponíveis. Na Global-Tech Brasil, temos os seguintes tamanhos de filtros da marca Nautilus. Vamos ver qual se enquadra melhor nesse caso:

tamanho do filtro para piscina

Segundo a vazão e medida, o filtro ideal seria o de 12,5 m³/h de vazão e 67cm de largura.

Caso a porta da casa de máquinas fosse menor, seria recomendável adquirir 2 filtros com 6,5m³/h de vazão com 47cm de largura.


Com essas informações, você poderá escolher o filtro ideal para a sua piscina. Não se esqueça de dar uma passada na Global-Tech Brasil para ver os equipamentos disponíveis na loja!