Segurança na piscina para idosos

Segurança na piscina para idosos

15/03/2019 3 Por globaltechbrasil

Ter uma área de lazer em casa é vantagem, mas ter uma área de lazer com piscina é uma das melhores coisas para poder aproveitar, não é mesmo? Esse é um dos motivos para reunir a família para aproveitar aquela tarde de calor. Mas se engana quem pensa que esse é um benefício somente para os jovens, a terceira idade é uma das que mais gosta de curtir um banho de piscina.

Contudo, assim como todos os banhistas precisam de cautela para aproveitar este momento, com os idosos não é diferente, inclusive, eles precisam de um pouco mais de atenção, devido às limitações.

Desse modo, é preciso tomar atitudes simples, mas essenciais na prevenção de acidentes. A área de lazer deve passar por adaptações, caso necessário, para incluir quem está na terceira idade de forma segura.

Para isso, preparamos um artigo repleto de cuidados importantes que você precisa ter para receber essas pessoas tão especiais e que adoram compartilhar esse tipo de momento. Confira!

  1. Tenha equipamentos de acessibilidade

A acessibilidade no ambiente, garante que todas as pessoas tenham o mesmo grau de inclusão, ou seja, permite que todos se divirtam e socializem de maneira segura. Em casos de idosos que possuem restrição da mobilidade, é necessário fazer ajustes até que esta pessoa sinta-se segura.

Neste item, a entrada da piscina pode ser ajustada de modo a facilitar o acesso, isso pode incluir degraus, rampas ou dependendo das condições, é possível a inclusão de um elevador.

Um ponto importante, é que a piscina deve obedecer às prescrições da norma 9050/04 da ABNT e da lei número 10.098, que regulamentam as rampas e escadas de acesso, bem como o corrimão.

Se houver necessidade de escadas, os degraus devem ser submersos e com material antiderrapante, além disso, as bordas precisam ser redondas. Contudo, se for necessário a inclusão de rampas, é importante se atentar as delimitações, pois ela devem ter no mínimo 1,20m de largura e inclinação transversal até 3%.

Para a profundidade, o ideal é que ela não ultrapasse 1,40m, pois isso facilita o idoso ficam em pé sem precisar fazer esforços.No entanto, se você já tiver a piscina e ela possuir variações nesse aspecto, é importante demarcá-las.

 

  1. Se atente para objetos quebrados

Qualquer objeto quebrado, sejam eles, escadas, pisos, azulejos, cadeiras podem ir contra a segurança na piscina e isso não só para idosos. Cuide da área de lazer e se certifique de que não há partes cortantes. Elimine qualquer material que coloque em risco a saúde dos banhistas.

Procure checar sempre:

  • azulejos;
  • piso;
  • escadas;
  • bordas;
  • equipamentos e acessórios.

Além disso, você também contar com serviços de uma pessoa  que entende do assunto e certamente ajudará nas pequenas observações ou até mesmo na limpeza e no uso de produtos de qualidade, de modo a garantir os níveis de estabilidade da água.

  1. Dê devida atenção ao ralo da piscina

Infelizmente, a sucção ainda é responsável por grande parte dos acidentes na piscina, por esse motivo, toda atenção nessa etapa é mais do que necessária. Se você quer prevenir acidentes, é necessário  estar alerta para que a reforma ou construção da piscina contemple os parâmetros de segurança necessários.

É importante que as especificações hidráulicas e o dimensionamento dos equipamentos atendam as exigências impostas pela norma ABNT 10.339, tendo no mínimo dois em cada piscina e em uma distância de pelo menos dois metros entre eles.

Além disso, há também o cuidado correto com o ralo e os skimmers. Esteja sempre atento aos pequenos detalhes.

  1. Capriche na iluminação

A iluminação da piscina não consiste somente no embelezamento, é fato que ela transforma a área de lazer, contudo, ela também serve para valorizar os espaços e ajudar de forma assertiva nos espaços que podem representar algum tipo de “perigo”.

Dica Bônus

Agora que você sabe todos os cuidados que precisa ter com os idosos na piscina, que tal um dica bônus de como aproveitar esse momento de lazer trazendo benefícios à saúde?

Então, aposte nos exercícios físicos, eles melhoram a respiração, ajudam a recuperar a força da musculatura e garantem o melhor desempenho ao longo dos dias.

Saiba que esses exercícios incluem muito mais do que a natação, é possível fazer:

  • Caminhada na água, para isso, basta fazer o mesmo movimentos que faria se estivesse fora da piscina;
  • Hidroginástica com espaguete, essa modalidade consiste em uma série de exercícios dentro da água;

E claro, o relaxamento!

Não se esquece de nenhuma das dicas e aproveite os momentos de lazer com pessoas especiais de forma segura, isso com certeza irá proporcionar muitos outros momentos agradáveis.

Se quiser saber mais, continue acompanhando o blog da Globaltech.


Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: