Sauna seca ou sauna úmida: qual escolher?

Sauna seca ou sauna úmida: qual escolher?

31/12/2020 0 Por globaltechbrasil

Se você está pensando em ter uma sauna em casa e está em dúvidas entre escolher uma sauna seca ou uma sauna úmida, este artigo foi feito para você. Não deixe de ler as nossas dicas.

Muitas pessoas não sabem sobre a possibilidade de ter uma sauna em casa, inclusive, pensam que elas são exclusivas de SPAs, clubes ou hotéis. Mas a grande verdade é que existem boas razões para ter uma sauna em casa.

Antes de começarmos a falar sobre a sua futura escolha, é importante que você tenha em mente onde pretende construir. Isso vai direcionar grande parte do seu projeto e com certeza será mais fácil fazer a escolha. 

Sauna úmida

Há uma diferença entre os dois tipos de saunas, então, vamos falar sobre a sauna úmida?

Esse modelo é conhecido como sauna a vapor ou sauna turca e é praticada na Turquia há muitos séculos, onde também acontecem os famosos banhos turcos. 

Nesse tipo de sauna, a temperatura chega a cerca de 60°C e seu funcionamento envolve a produção de vapor por meio de um gerador de vapor, podendo ser elétrico ou a gás.

Ainda, na sua usabilidade costuma-se adicionar essências aromáticas ao reservatório de água. 

Para sua construção é necessário utilizar materiais capazes de resistir não só à temperatura, mas à umidade, como cerâmicas, pastilhas e alguns tipos de pedras. Enquanto que para o isolamento normalmente usa-se vermiculita.

Sauna seca

Originária da Finlândia, um país cujo o clima é majoritariamente frio, a sauna seca pode atingir temperaturas que variam entre 70 a 80ºC. O gerador que garante essa temperatura geralmente é elétrico ou a lenha.

Para segurança, deve ser protegido para evitar o contato com os usuários, já que aquece muito e pode causar acidentes.

Nesse modelo, costuma-se usar pedras ou outros materiais aquecidos que não liberam vapor.

Ou seja, seu revestimento deve ser com material atérmico, como a madeira cedrinho ou ipê, e o material utilizado para o isolamento é a lã de vidro ou isopor.

Mas então, qual a melhor?

Agora que você conhece os dois modelos, já consegue decidir qual é a ideal para a sua casa? Bem, é fato que a escolha irá depender de dois fatores: estrutura e claro, preferência pessoal.

Tem mais, se você tem uma piscina em casa e quer que essas duas áreas se conversem, pense em possibilidades de revestimentos que se adequam melhor a sua reforma. 

Por fim, se você tiver oportunidade, experimente as duas e perceba qual delas mais combina com o que você está buscando.

Mas, se quer uma dica, leve em consideração o local na qual as duas originaram e como isso pode combinar com o clima da sua cidade, por exemplo. 

Para locais frios e secos opte pela sauna seca, para regiões quentes e úmidas escolha sauna a vapor. Porém, ter a possibilidade de conhecer os dois modelos te ajudará a tomar a melhor decisão. 

Aproveite e conheça todos os produtos que temos para que o projeto da sua sauna saia exatamente como você imaginou.

Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: