Sauna Seca ou Sauna à Vapor para perda de peso?

Sauna Seca ou Sauna à Vapor para perda de peso?

23/09/2019 0 Por globaltechbrasil

Quando em uma jornada de perda de peso, é importante encontrar as práticas, ferramentas e atividades que funcionam para o seu corpo. Durante anos, as pessoas usaram o poder do calor através da sauna seca e do uso da sauna à vapor durante o processo. Embora ambos sejam ferramentas semelhantes, cada um deles oferece benefícios exclusivos para perder peso. Então, quando se trata disso, você deve usar uma sauna seca ou sauna à vapor para perda de peso?

Abaixo, aprenda mais sobre como essas ferramentas ajudam a perder peso e encontrar informações sobre os benefícios de perda de peso da sauna seca e da sauna à vapor, juntamente com as suas diferenças.

Sauna Seca x Sauna à Vapor: Noções básicas de perda de peso

O que é uma Sauna Seca?

Uma sauna seca é uma sala construída de madeira que aquece o corpo através de raios infravermelhos com calor seco. O calor infravermelho pode penetrar 1,5 polegada na pele para aquecer o corpo de forma eficiente. Devido a essa penetração de calor, as saunas secas precisam operar apenas entre 50 °C e 60 °C, ao contrário das temperaturas de 40 °C e 50 °C das saunas à vapor. Além da perda de peso, há muitos benefícios para a saúde, incluindo metabolismo, desintoxicação e redução do estresse.

O que é uma Sauna à Vapor?

Uma sauna à vapor, também conhecida como banho de vapor, é um espaço fechado equipado com um gerador de vapor. Devido ao teor de umidade, as salas de vapor costumam ter piso de cerâmica e paredes de vidro ou azulejo para evitar o crescimento de bactérias em materiais porosos. As temperaturas geralmente variam entre 40 °C e 50 °C com 100% de umidade. Devido ao alto calor e umidade, os benefícios da sala de vapor incluem hidratação da pele, alívio respiratório e redução da pressão arterial.

Há algum risco utilizar sauna seca ou sauna à vapor?

Tal como acontece com qualquer grande mudança de estilo de vida, como uma jornada de perda de peso, é sempre aconselhável consultar o seu médico para evitar complicações, especialmente se você tiver quaisquer condições de saúde. Pessoas com problemas cardíacos, mulheres grávidas, e pessoas sob medicação devem tomar precauções extremas ao usar uma sauna seca ou sala à vapor

Se você está incorporando esses métodos em sua jornada de perda de peso, um fator importante a ter em mente é a hidratação. Suar significa que seu corpo está perdendo líquidos, por isso é extremamente importante para repor os fluidos para evitar a desidratação. Mantenha as sessões nos dois tipos de sauna em aproximadamente 15 a 20 minutos. Se você sentir tontura ou vertigens, pare imediatamente sua sessão e faça uma pausa.

O que é o peso da água?

Uma coisa que é muito importante a se considerar sobre o tema perda de peso em sauna à vapor e sauna seca é o peso da água em nosso corpo, ou a coleta de fluidos em seus tecidos. Esse acúmulo de fluido provoca inchaço e pode fazer aumentar nosso peso todos os dias. Se você ouvir falar de algo que irá ajudá-lo a “perder peso rapidamente”, o peso da água normalmente está sendo contabilizado. Embora seja uma dica de perda de peso rápida, perda de peso a longo prazo requer mais do que simplesmente perder peso de água.

Há várias maneiras de reduzir o peso da água em nosso corpo, inclusive reduzir a ingestão de sódio, reduzir a ingestão de carboidratos, aumentar a ingestão de água e suar – algo que as saunas secas e as saunas à vapor são ótimas para ajudá-lo a alcançar.

Infelizmente, o peso perdido com este processo é meramente o peso da água e nenhuma queima de gordura. Isso significa que, como uma atividade autônoma, os resultados da utilização de uma sauna seca ou sauna à vapor para perda de peso são muito curtos e o peso retornará quando você beber água novamente.

Banner Sauna Seca

  1. Perda De Peso Na Sauna Seca
  • Queimadura de Calorias Reforçada

Há muitas afirmações de que utilizarem uma sauna pode ajudá-lo a queimar muitas calorias rapidamente, mas a perda de peso de sauna seca é uma queimadura gradual. O calor infravermelho aumenta a frequência cardíaca e aumenta a taxa metabólica para queimar aproximadamente 1,5 vezes a queima de calorias. Por exemplo, se você costuma queimar 40 calorias em 30 minutos, uma sessão de 30 minutos na sauna queimará 60 calorias. Embora não seja uma grande diferença, qualquer queima de calorias adicional ajuda!

  • Lipídios Regulados

Lipídios, como gorduras e colesterol podem ser grandes impedimentos na perda de peso. A penetração do calor infravermelho ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para as células de gordura, ajudando a desintoxicar e reduzir a aparência das células adiposas. Além disso, o uso da sauna tem sido demonstrado em estudos para diminuir significativamente o LDL (colesterol ruim) e um leve aumento no HDL (colesterol bom), que é um bom sinal de perda de peso e leva a uma melhor saúde devido à melhora da saúde cardiovascular.

  • Alívio de Dores Musculares e nas Articulações

Quando seus músculos e articulações doem, torna-se difícil perseguir seus objetivos de perda de peso. Uso de sauna seca ajuda a reduzir essa dor, penetrando profundamente nos músculos para liberar a tensão. Este uso do calor, também conhecido como termoterapia, desencadeia proteínas de choque térmico que empurram o corpo para o modo ideal de reparo e reconstrução. Ao reduzir, e até mesmo eliminar, as dores torna mais fácil voltar para suas rotinas de treino e seus esforços de perda de peso.

  • Melhoria do sono e relaxamento

Você já comeu quando estava estressado? Ou já teve muito sono quando sua energia estava baixa? Sentir-se bem descansado e relaxado nos ajuda a tomar melhores decisões dietéticas e a permanecer no caminho certo para a perda de peso. O uso da sauna seca coloca você em um estado parassimpático (repouso e digestão) que ajuda a relaxar e a dormir bem, o que o deixará motivado a tomar decisões saudáveis ​​para atingir suas metas de peso.

  1. Perda de peso na sauna à vapor
  • Perda de peso da água

Como mencionado anteriormente, o peso da água pode fazer com que seu peso flutue um pouco por dia, e suar é uma forma rápida de perder esse peso. A umidade na sauna à vapor cria um ambiente especialmente eficaz para a transpiração, ajudando a perder peso.

  • Impulso de treino

Quando usada após o exercício, a sauna a vapor é uma ótima prática suplementar para ajudá-lo em sua jornada. Saunas à vapor podem ser usadas depois de um treino para ajudar a eliminar as toxinas restantes. A aplicação de vapor também ajuda na recuperação dos músculos, facilitando a recuperação dos treinos. E como todas as saunas, onde a queima de calorias não é muito maior do que o normal, o uso consistente de uma sauna à vapor depois de malhar pode lhe dar um impulso extra de calorias para perder peso.

Se você escolher uma sauna seca ou sauna à vapor para perda de peso, ambos são grandes adições à sua rotina. Embora o uso de tratamentos autônomos possa não mostrar resultados rápidos ou drásticos, o uso de saunas secas e saunas à vapor pode ser usado para melhorar suas metas gerais de saúde e peso quando combinado com dieta e exercícios adequados.

Veja também:

Como as sessões de Sauna pós treino podem melhorar seu desempenho?

Sauna residencial: o que você precisa saber antes de adquirir

Transforme seu Banheiro em Sauna