Sauna residencial: o que você precisa saber antes de adquirir

Sauna residencial: o que você precisa saber antes de adquirir

10/09/2018 2 Por globaltechbrasil

Você conhece quais são os benefícios de uma sauna residencial? Quais são os tipos? Como instalar e manter uma em casa? Aqui você entenderá essas e outras questões importantes a ser consideradas antes de adquirir uma sauna para o seu lar. Confira!

Como funciona uma sauna

Uma sauna residencial funciona a partir de um gerador que aquece a temperatura do ambiente, variando de acordo com o tipo de sauna em questão. Os tipos mais comuns de sauna são:

  1. Sauna a vapor

A sauna a vapor consiste, basicamente, na produção de vapor a partir de um gerador que aquece a água. Esse gerador pode ser elétrico ou a gás e pode ser automatizado com uma central de comando. Nesse tipo de sauna, a temperatura normalmente chega até os 45ºC.

  1. Sauna seca

Essa sauna conta com um sistema de aquecimento seco, ou seja, não exala umidade. As saunas secas possuem um controle de temperatura que pode chegar a altíssimas temperaturas. Normalmente é utilizado em regiões mais frias, onde o clima é mais seco.

Instalação de uma sauna residencial

É necessário se atentar a questões mais técnicas para ter uma sauna em casa. Aspectos como o espaço, iluminação, materiais de revestimento, entre outros devem ser levados em consideração ao planejar a instalação de uma sauna residencial.

Para dimensionar adequadamente o tamanho da sauna, você deve ter em mente qual será a capacidade da sauna e quantas pessoas ela acolherá. Será para 4? 8? 10 pessoas? A partir disso é possível saber quais serão as dimensões e onde ela pode ser instalada. Os tamanhos variam de 1,5 a 3m de largura de acordo com a potência escolhida ou vice versa.

Banner Sauna Úmida 2

A tabela abaixo ilustra a potência ideal de uma sauna úmida da Sodramar para cada tamanho de ambiente:

tabela

O revestimento deve ser adequado ao tipo de sauna; por exemplo, saunas a vapor geram umidade, então demandam uma construção feita com materiais impermeáveis. As saunas secas, por não dispersar água, podem ser construídas de madeira.

Como cuidar da sauna

O que é preciso para cuidar de uma sauna e garantir que ela funcione sem problemas? Certifique-se de que a manutenção dos equipamentos (principalmente das conexões hidráulicas e elétricas) estão em dia e siga as recomendações do fabricante dadas no manual. Contrate um profissional especializado caso necessite de informações mais técnicas.

No dia a dia, limpe regularmente as paredes e bancos da sauna residencial com água e detergente para evitar o acúmulo de poeira e suor, o que pode levar à proliferação de bactérias e fungos.

Agora que você já sabe o essencial sobre saunas residenciais, aproveite para dar uma olhada no site da Global-Tech Brasil. Lá você encontra tudo o que precisa para ter uma sauna em casa.


Duvida em em qual modelo de Sauna escolher? Veja nosso post sobre:

Sauna Seca, Úmida ou Semi-Úmida, qual escolher?

 

A Global-Tech Brasil tem uma linha completa de saunas para você! Conheça nossos produtos: