Prática de Sauna pode se comparar a exercício físico

Prática de Sauna pode se comparar a exercício físico

11/07/2018 0 Por globaltechbrasil

Novo estudo constata que prática de Sauna e Exercício Físico podem trazer inúmeros benefícios para a saúde!

Praticar Sauna pode substituir o exercício físico? Sim, há diversos benefícios relacionados. Confira abaixo alguns dados do estudo…

Se você é um ávido praticante de sauna ou têm pesquisado os benefícios para a saúde, você provavelmente leu artigos sobre:
– Quantas calorias são queimadas em uma sessão de sauna típica?
– Como o ácido láctico é liberado a partir dos músculos através do calor penetrante de sauna?
– Como o sistema cardiovascular pode ser beneficiado pela vasodilatação?
– Como a pele fica mais viva e mais jovem com a profunda limpeza dos poros?
– Como pode ajudar na efetiva melhora do sono e melhorar a disposição de uma pessoa?

Todos estes artigos contêm verdades, mas grande parte das provas ainda não tinham evidências científicas. Agora, um estudo realizado pelo Departamento de Fisioterapia e Ciências da Reabilitação da Universidade de Iowa, na cidade de Iowa, com a ajuda de outros departamentos  da Universidade de Iowa e da Universidade do Texas, em Houston, foi lançado mostrando a fisiologia corporal em resposta ao “à exposição humana ao calor no momento da sauna.”.

Banner Sauna Úmida 2

Para começar, o objetivo do estudo era determinar se a prática de sauna poderia servir como um substituto para o exercício físico para os indivíduos que são limitados em sua capacidade de fazer esporte. A fim de determinar as mudanças fisiológicas que ocorreram através da influência do forte calor da sauna, o estudo testou 25 voluntários jovens e saudáveis ​​(13 homens e 12 mulheres ), um de cada vez, começando com a colocação de cada indivíduo em um quarto com uma temperatura de 26° C, para determinar as leituras de linha base. Após as leituras iniciais, os voluntários foram transferidos para uma sala aquecida a 73° C durante 30 minutos. Após a conclusão dos 30 minutos, os participantes foram transferidos para o banco inferior a uma temperatura mais fria durante 3 minutos para ajudar a transição para a temperatura ambiente.

No teste, os seguintes níveis corporais foram monitorados sem alterações que ocorrem durante a medição da linha de base e as mudanças notáveis ​​que ocorrem após a influência do calor foram:

– A temperatura do corpo ( aumento médio de 0,86 ° C)
– A frequência cardíaca ( aumento médio de 22,4 batimentos por minuto )
– A pressão arterial ( sistólica diminuição de 16 mmHg e diastólica redução de 5 mmHg)
– A norepinefrina , substância usada no tratamento da pressão arterial e insuficiência cardíaca , aumentou de 58% no plasma sanguíneo.
O HSP72 , que é uma proteína que  preserva a função muscular, aumentou em média  48,7%.

conclusão do estudo foi que algumas alterações fisiológicas que ocorreram durante o estudo foram semelhantes aos do exercício físico, mas o exercício oferece alguns benefícios que não podem ser alcançados pela prática da sauna; no entanto, para aqueles que não podem se exercitar, tomar banho de sauna, seja ela qual for (úmida ou seca), mostrou mudanças benéficas que poderiam ajudar a manter um sistema cardiovascular saudável e pode preservar a função muscular.

Tal como acontece com academias de musculação e fitness, se você está sob os cuidados médicos, pergunte ao seu médico antes de iniciar uma rotina de prática de sauna.

Se você está apto a fazer banhos de sauna, confira nossas opções e tire todas as suas dúvidas com nossos especialistas de vendas sobre qual tipo de sauna é mais adequado à sua necessidade.

A Global-Tech Brasil tem uma linha completa de saunas para você! Conheça nossos produtos: