Como retrolavar o filtro de piscina em 6 passos

Como retrolavar o filtro de piscina em 6 passos

22/08/2018 0 Por globaltechbrasil

Um filtro de piscina é responsável por filtrar a sujeira pesada durante o processo de filtração da água, retendo as partículas de resíduos que ficam na superfície da piscina. Isso acontece porque o elemento filtrante presente no equipamento, a areia, “peneira” a água e a deixa limpa novamente.

retrolavar o filtro de piscina

Uma vez que a areia é o elemento principal no sistema de filtração, se torna ainda mais importante retrolavá-la periodicamente para manter o filtro em perfeito estado de funcionamento.

Mas o que é a retrolavagem? Por que ela deve ser feita? Como retrolavar o filtro de piscina? Descubra tudo isso aqui neste post.

Por que retrolavar o filtro de piscina

Se a água da sua piscina não fica mais cristalina depois de limpá-la, provavelmente o filtro está com sujeira acumulada. Isso se dá porque a areia fica saturada, ou seja, com muita sujeira retida entre as suas partículas.

Nesse caso, é preciso retrolavar o filtro de piscina.

Como fazer a retrolavagem

Todo filtro possui essa função – em alguns filtros está como “retrolavar” e em outros só “lavar”. Siga o passo a passo abaixo para retrolavar o filtro de piscina sem complicações:

Banner Filtro para piscina 1

  1. A primeira etapa é desligar o motor (ou motobomba). Nunca mexa na alavanca do filtro ou em qualquer outra parte do sistema de filtração com os equipamentos funcionando.
  1. Mude a opção do filtro para “retrolavar”, “lavar” ou “backwash” (dependendo do modelo do aparelho), para que a sujeira seja levada ao esgoto.
  1. Agora, abra o registro do esgoto. É crucial que esse registro esteja aberto para que a água saia por ele, e não para a piscina.
  1. Ligue o motor e observe por meio do visor a água saindo. No início ela sairá suja, ficando mais límpida aos poucos.
  1. Quando a água estiver saindo cristalina, desligue o motor e coloque o filtro na função “enxaguar” ou “pré-filtrar”. Ainda com o registro do esgoto aberto, acione o motor novamente. O processo de enxágue dura cerca de 30 segundos.
  1. Por fim, desligue o motor e feche o registro do esgoto. Volte a válvula para a função “filtrar”, abra o registro de retorno da água e ligue os equipamentos novamente.

Agora seu filtro está novo em folha e pode atuar com a sua melhor performance, juntamente com os outros equipamentos do sistema de limpeza! Água cristalina e limpa garantida para os próximos meses.

retrolavar o filtro de piscina.png

Caso tenha alguma dúvida a respeito do funcionamento do filtro, consulte um profissional especializado.


Visite a Global-Tech, confira nossos produtos disponíveis e encontre o motor e filtro certo para a sua piscina seguindo nossas dicas!