Reparação de piscinas de concreto: problemas estruturais

Reparação de piscinas de concreto: problemas estruturais

03/02/2020 0 Por globaltechbrasil

Danos na superfície de uma piscina de concreto podem ser irritantes. Danos estruturais em uma piscina de concreto podem ser uma catástrofe.

Então, quais são algumas das coisas que podem acontecer com sua piscina e quais são os sinais a serem procurados? Quando considerar o fim da sua piscina e quando pode ser consertado? Responderemos a todas essas perguntas e mais nos próximos tópicos.

Rachaduras na piscina de concreto

Existem duas partes principais em qualquer piscina enterrada:

  • A superfície da piscina (gesso, gel coat, revestimento, etc.)
  • A concha da piscina (concreto, fibra de vidro, metal etc.)

Uma rachadura na piscina de concreto nem sempre indica que a estrutura está danificada. Na maioria das vezes, essas trincas são limitadas à camada superficial e não são mais profundas que o acabamento de revestimento. Isso significa que eles normalmente não causam vazamentos, mas ainda podem piorar seus problemas de algas ou levar a nódulos de cálcio.

As fendas no revestimento da piscina geralmente podem ser remendadas ou, se estiverem muito ruins, você pode construir uma estrutura para piscina praticamente nova para corrigi-las.

Rachaduras estruturais

As rachaduras estruturais podem aparecer em qualquer lugar da piscina e podem se desenvolver em qualquer padrão ou direção. Você pode vê-los nos cantos da piscina ou ao redor do skimmer ou dos dispositivos e LEDs instalados na sua piscina, mas eles podem se desenvolver em qualquer área. Muitas vezes, uma rachadura estrutural cria um vazamento, e você pode perceber que precisa reabastecer a água da piscina com mais frequência antes de vê-la.

Filtro para piscina

O que causa a quebra de piscinas de concreto?

  • Má construção ou engenharia
  • Movimento do solo
  • Lençóis freáticos
  • Mudança de solo ao redor da concha da piscina (devido ao solo mal compactado durante a construção)

Você poderá ver algumas rachaduras estruturais em sua piscina se a piscina foi construída incorretamente ou se foi feita com materiais de baixa qualidade. Pode até rachar se for instalado em um local ruim (muito perto de outra estrutura, por exemplo). O movimento do solo, como um terremoto, também pode causar o rompimento da piscina, bem como a pressão hidrostática das águas subterrâneas.

Se o empreiteiro não compactar o solo corretamente ao redor da piscina, ela poderá mudar e se estabilizar com o tempo, o que quase inevitavelmente causa danos estruturais.

Dica profissional: se você notar uma rachadura, conserte sua piscina o mais rápido possível. Quanto mais você esperar, pior será o seu problema. E não importa qual caminho você tome para corrigi-lo, tente descobrir o que está causando o problema, para evitar mais danos.

Reparação de concreto de piscina: Como consertar uma piscina rachada

Você terá algumas opções quando se trata de corrigir rachaduras estruturais em um reservatório de concreto:

  • Injete epóxi ou poliuretano na rachadura para selá-la
  • Aplique cimento hidráulico sobre a rachadura
  • “Grampeie” a fenda fechada com grampos de vergalhão
  • Rasgue e refaça a área danificada da piscina

Injetar epóxi ou poliuretano não são as melhores soluções a longo prazo, mas podem ser as mais acessíveis a curto prazo. A aplicação de cimento hidráulico é semelhante à injeção de epóxi em termos de durabilidade. Pode ser uma boa solução temporária, mas não aborda a raiz do problema.

Grampear a trinca pode impedir novas trincas e impedir que a área se abra novamente. Isso pode ter um custo mais elevado. Refazer a área danificada pode custar muito mais do que grampear, mas o custo final dependerá do contratado e da extensão do trabalho que precisa ser feito.

Como saber se a sua piscina de concreto tem uma fissura estrutural ou superficial

Se você encontrar uma rachadura na piscina, talvez não consiga dizer à primeira vista se é proveniente do revestimento ou da estrutura da piscina. Para ser honesto, a maneira mais fácil de descobrir é chamar um especialista em piscina, mas há algumas maneiras que você pode dizer por si mesmo se a rachadura está no revestimento ou na estrutura:

  • Uma rachadura estrutural em uma piscina parecerá mais profunda (quase como uma fissura)
  • Você pode notar que sua piscina está perdendo água ou um teste de vazamento é positivo (isso significa que você tem uma rachadura estrutural)
  • As rachaduras na superfície geralmente são menores, formando grupos (rachaduras de mania)
  • Você pode ver o revestimento descascando, mas o concreto embaixo está intacto

Por fim, é uma boa ideia chamar um especialista ou engenheiro de reparo de piscinas para verificar a rachadura e explicar que tipo de reparo será necessário. A melhor coisa a fazer em uma situação em que você tem uma rachadura estrutural é agir rapidamente!

Leia também:

Aquecimento para piscina com economia

Animais na piscina: Dicas de segurança para seu Pet

Saiba a diferença entre os tipos de piscinas: fibra de vidro, Vinil e Concreto armado