Quanto tempo ficar na sauna? Entenda!

Quanto tempo ficar na sauna? Entenda!

04/10/2018 0 Por globaltechbrasil

Uma sessão de sauna pode ser muito agradável para o corpo. Além de ser relaxante, a sudorese produzida pelo calor em um ambiente úmido (como a sauna a vapor) promove a circulação sanguínea e liberação de toxinas e resíduos. Isso faz com que a pele fique hidratada e limpa.

Porém, apesar do banho de sauna ser muito benéfico para a saúde, as altas temperaturas da sauna podem causar mal ao corpo se você passar dos limites. Por isso, é importante saber quanto tempo ficar na sauna e se o seu corpo está respondendo bem ou não a essa prática.

Tolerância ao calor

Enquanto estiver na sauna, preste atenção em como você se sente. Confortável ou desconfortável? Sente tontura? É normal, na primeira vez que você tomar um banho de sauna, querer sair logo depois de alguns minutos. Mas, conforme você for se acostumando com as sessões, conseguirá aguentar por mais tempo.

Uma sessão de sauna normal dura normalmente 15 minutos. No entanto, se você sentir algum mal-estar antes, não force o seu corpo – ele apontará quanto tempo ficar na sauna sem passar mal.

Tempo máximo

Algumas pessoas possuem mais tolerância a altas temperaturas do que as outras, então não existe um tempo mínimo ou máximo de duração de uma sessão. É recomendado não ficar mais de 20 minutos na sauna, tempo suficiente para usufruir dos seus benefícios, mas há pessoas que suportam mais de meia hora.

Seja qual for o tempo que você ficará, lembre-se: se sentir qualquer incômodo ou tontura, saia da sauna, esfrie o corpo e descanse.

Quantas sessões por semana

Pessoas atléticas e saudáveis aguentam utilizar a sauna duas a três vezes por semana, normalmente intercalando com os treinos. Para uma pessoa comum com a saúde em bom estado, uma a duas sessões curtas por semana são suficientes para trazer resultados positivos para o corpo e mente.

Se você estiver saudável, pode fazer uso da sauna várias vezes por semana – só cuidado para sempre se manter sempre bem hidratado. Caso a sua saúde esteja comprometida de alguma forma, consulte um médico para conferir se você possui restrições quanto ao uso da sauna e com qual frequência. Portadores de problemas cardíacos, hipertensos e mulheres grávidas não devem utilizar a sauna.

Banner Sauna Úmida 2

Relaxe

Ao desfrutar da sauna, o importante é relaxar. Comece devagar, sem pressa para sair. De preferência, não tenha nada planejado para depois da sessão além da reidratação e descanso. Sente primeiro nos bancos inferiores da sauna, pois quanto mais alto, mais quente fica. Enquanto estiver na sauna, tente esvaziar a mente e relaxar corpo e mente.

Lembre-se de que o seu corpo determinará quanto tempo ficar na sauna. Se você se sentir desconfortável e quiser se refrescar, tudo bem! Você pode até voltar depois por mais alguns minutos se estiver se sentindo melhor.


Duvida em em qual modelo de Sauna escolher? Veja nosso post sobre:

Sauna Seca, Úmida ou Semi-Úmida, qual escolher?

A Global-Tech Brasil tem uma linha completa de saunas para você! Conheça nossos produtos: