
Aquecedor elétrico: quanto tempo para aquecer a piscina?
25/01/2022Você sabe quanto tempo demora para aquecer uma piscina com aquecedor elétrico. Se a resposta foi não, então, esse artigo é para você. Por isso, leia mais e saiba tudo sobre aquecedor elétrico.
Ter uma piscina em casa certamente é uma comodidade que se pode ter quando se trata de lazer e diversão com a família e filhos. Para quem gosta de se divertir e dar bons mergulhos durante o ano todo, uma ótima solução são os aquecedores de piscina, fabricados com o propósito de manter a água sempre quente durante as temperaturas mais baixas e estações mais frias do ano.
Ainda sim, muitos se perguntam: “Quais são os melhores modelos? Quais são os custos? Quanto tempo demora para aquecer uma piscina por completo?”.
Para te ajudar a tirar essas dúvidas e decidir, trouxemos uma lista de modelos e suas principais características para facilitar essa decisão.
Existem quatro alternativas de aquecedores de piscinas atualmente no mercado. Cada um deles consegue aquecer a água de maneiras diferentes e em tempos diferentes. Esse tempo pode variar de 20 até 36 horas. Vamos as dicas?
1. Aquecedor Elétrico
Possivelmente o modelo mais procurado e mais comum entre os consumidores, o aquecedor elétrico é uma ótima opção para quem quer maior eficiência, já que o equipamento pode funcionar também em dias de chuva, com temperaturas mais baixas e no inverno.
Funcionando por resistência, semelhante ao chuveiro elétrico. O investimento inicial para esse aquecedor é menor, contudo, o consumo de energia pode crescer com o passar do tempo!
Considerando outros modelos e seu primeiro aquecimento, pode levar uma média de 20 horas para chegar até a temperatura máxima que ele consegue alcançar.
Para o aquecimento, parte da água da piscina entra em um reservatório ou tanque, onde a água é aquecida e transferida de volta para a piscina. O processo é feito até que toda a água esteja quente.
2. Aquecedor elétrico ou Bomba de Calor?
O inverso do processo de funcionamento de um aparelho de ar condicionado, a bomba de calor, ou trocador de calor, retira o calor do ambiente externo e o condensa internamente em seu compressor, transferindo esse calor acumulado para uma serpentina por onde a água passa continuamente, sendo assim, a aquecendo durante a todo o trabalho.
Quando ligada e em pleno funcionamento, a bomba de calor pode demorar uma média de até 36 horas para o primeiro aquecimento. Ainda sim, pode haver uma variação considerável nesse tempo. Como o aparelho retira o calor externo para o aquecimento, em caso de dias frios será mais demorado para esquentar a água. A vantagem é que o gasto de energia com o passar do tempo se torna menor, geram assim uma economia maior no uso desse aparelho.
Lembre-se de que uma bomba de calor precisa ser instalada em área externa e próxima a sua piscina. Outro detalhe importante é a escolha do modelo, pois as bombas de calor são mais potente para piscinas maiores!
3. Aquecedor Solar
No processo de funcionamento de um aquecedor solar, a coleta de energia é feita por placas solares que convertem essa energia em calor, direcionando-a para a piscina. Sendo assim, o aquecedor bombeia uma parcela da água para um reservatório onde é transferido o calor absorvido do sol para aquecer essa água.
O tempo médio pode variar dependendo das condições climáticas. Ainda sim, o primeiro aquecimento deve levar até 36 horas para que a piscina atinja a temperatura desejada. Entretanto, essa espera vale a pena! Afinal, a principal vantagem na utilização desse equipamento é seu baixíssimo consumo de energia elétrica, sua vida útil extensa e sua fácil manutenção.
Uma dica importante: coloque suas placas em locais com pouca ou nenhuma sombra, contato com a luz solar nas primeiras horas do dia. As placas solares podem ser instaladas em lajes, telhados ou alocados no chão sem problema algum.
4. Aquecedor a Gás
Junto ao aquecedor elétrico, as versões a gás são as opções mais rápidas para aquecer sua piscina. Inclusive, ele pode levar uma média de 24 horas até que toda a água da piscina esteja completamente quente.
Seu sistema funciona de através da queima de algum gás, normalmente GLP ou gás natural. E são eficientes em manter a temperatura adequada por um longo período. Por isso, seu custo de instalação e manutenção também tendem a ser um pouco mais caros, além do abastecimento periódico do gás.
Para otimizar o uso do aquecedor a gás, coloque-o em piscinas menores. Desse modo, o gás para seu funcionamento pode durar por mais tempo – uma alternativa que ajuda a diminuir seus custos de manutenção!
Então, agora que você já sabe e conhece um pouco mais sobre cada um dos sistemas, fica mais fácil decidir qual deles poderá ter o melhor aproveitamento em sua piscina. Aproveite a visita e confira também o nosso site.
Olá, obrigado pelo comentário!
Nossa equipe está pronta para te ajudar, aguardamos seu contato:
📲 WhatsApp:(11) 96378-8602
☎ (11) 4417-4034
Olá, obrigado pelo comentário!
Nossa equipe está pronta para te ajudar, aguardamos seu contato:
📲 WhatsApp: (11) 96378-8602
☎ Telefone: (11) 4417-4034