Quando devo trocar o filtro e motobomba da minha piscina?

Quando devo trocar o filtro e motobomba da minha piscina?

29/06/2018 0 Por globaltechbrasil

Os produtos voltados para área de piscina são em sua maioria fabricados em materiais resistentes ao tempo, pois costumam ficar expostos ou mantém muito contato com água. Porém, quando a água da piscina já não fica mais cristalina, uma das causas prováveis, muitas vezes, é o próprio filtro. Isso pode ser sinal da idade. Se for, é dor de cabeça na certa. Melhor trocá-lo.

Não é comum ouvir falar em troca de filtro, mas chega um momento em que não compensa mais tantos reparos. Nem todo mundo sabe que o filtro da piscina tem um prazo de vida útil, como, aliás, todo bem durável. Claro que não há um tempo específico e igual para todos. Um bom filtro chega a durar uns 15 anos ou mais. Por outro lado, mesmo esses, a partir dos cinco anos, podem apresentar problemas de vazamentos e peças quebradas. Consequentemente, o rendimento será menor. A filtragem tende a ficar menos eficiente e a aspiração mais lenta. Todo o trabalho fica comprometido. filtro de aço/ferro sofrem corrosão por ferrugem. O bujão pode apresentar furos com vazamento de água. E a válvula pode travar a alavanca, impossibilitando as operações. Quando o filtro chega nesse ponto, compensa trocar por um novo.

Algumas dicas importantes na hora de trocar o filtro ou motobomba de sua piscina:

  • Se está achando que o filtro precisa ser trocado porque não está filtrando adequadamente e a água da piscina tem retornado com impurezas apesar da filtragem, o problema pode estar na areia. Internamente, os filtro acomodam uma certa quantidade de areia para filtração, por onde passa a água da piscina. Essa areia funciona como uma ‘peneira’ retendo as impurezas e sujeiras da água. Porém, para que funcione adequadamente, é preciso trocá-la a cada ano.

  • Na hora de trocar somente o filtro, você pode optar por um da mesma marca e modelo ou similar. Para não ter erro, verifique a vazão de água do filtro, ou seja, a quantidade de água por metros cúbicos que passa pelo equipamento por hora. Exemplo, um filtro modelo FM25 da marca Sodramar possui uma vazão de 2,346 m³ de água por hora, ou seja 2,346m³ de água passam por dentro dele a cada hora. Se na hora de escolher, você optar por um filtro com uma vazão menor do que a compatível com a potência da sua motobomba, ele irá danificar em pouco tempo, pois não aguentará a pressão interna exercida pelo excesso de água. Portanto, na hora de trocar o filtro, fique atento à vazão, para não correr riscos.

 

 

  • Precisa trocar a motobomba da piscina? Então é preciso verificar a potência da mesma, para que não ocorra problemas com relação ao filtro da piscina, conforme explicado acima. Não adianta colocar uma motobomba mais potente a fim de otimizar a limpeza da piscina. O ideal é que a piscina seja inteiramente filtrada entre 6 a 8 horas. Portanto, as motobombas são dimensionadas para se adequar à este tempo. Exemplo, uma piscina de até 14m³ de água (altura x largura x profundidade) necessita de uma motobomba de 1/4cv de potência e de um filtro com uma vazão compatível.

No mercado, existem muitas opções de filtros e motobombas para piscina, porém, lembre-se, os equipamentos de piscina são iguais à eletrodomésticos. Possuem níveis de qualidade e diferentes faixas de preços. É sempre importante procurar por marcas conhecidas, que proporcionem assistência técnica. Algumas marcas confiáveis são Nautilus e Sodramar, que são empresas consolidadas no mercado já há muitos anos. Além disso, possuem uma rede ampla de assistências técnicas por todo país.