4 problemas no motor da piscina que podem acontecer e como evitar

4 problemas no motor da piscina que podem acontecer e como evitar

30/08/2018 0 Por globaltechbrasil

Costuma-se dizer que o motor é o coração da piscina, pois, semelhantemente ao órgão, ele é responsável por impulsionar o líquido e fazer a piscina funcionar.

Os motores são equipamentos produzidos para durar, pois suportam temperaturas ambientes úmidos, calor e sol. Porém, pode ocorrer alguns problemas no motor da piscina que acabam comprometendo suas funções básicas como circulação de água e filtragem.

Aqui, vamos tentar ajudá-lo a identificar melhor os possíveis problemas no motor da piscina e como evitá-los. Caso algum desses casos estejam acontecendo de fato na sua piscina, chame um profissional especializado para verificar.

Problemas no motor da piscina

  1. O motor da piscina não liga

Você coloca o sistema de filtragem para funcionar e o motor simplesmente não liga? Pode ser uma pane elétrica no motor. Primeiramente, cheque o disjuntor e a fonte de energia para se certificar de que a energia está realmente ligada.

Se estiver, então chame um profissional para avaliar. Panes elétricas podem ser complexas e perigosas, portanto, não tente resolver sozinho.

Caso o motor da piscina ligue e desligue imediatamente, pode ser superaquecimento no motor. Isso pode acontecer caso a ventilação do equipamento esteja bloqueada ou se ele está sendo muito exposto ao sol.

Para evitar esse problema, busque instalar o motor da piscina em algum lugar coberto (de preferência uma casa de máquinas própria para este uso) e desobstrua os orifícios de ventilação do motor desmontando a sua carcaça.

Banner Motobombas 1

  1. Motor faz muito barulho

Motores fazem barulho enquanto funcionam, mas se este barulho for decorrente de vibrações e trepidações anormais, pode ser preocupante.

Tente colocar algum suporte na base do motor para verificar se o problema é só falta de nivelamento. Se a vibração continuar, talvez seja o caso de cavitação – quando o motor recebe menos água do que deveria – ou um defeito nos rolamentos do aparelho.

  1. O motor suga muito ar

Entradas de ar na sucção são normais, mas se o motor suga mais ar do que água, talvez tenha grandes vazamentos no sistema de filtração. É preciso encontrá-los e vedá-los.

Normalmente o vazamento se dá na tampa do pré-filtro, na mangueira de aspiração ou na união do motor com a bomba. Use uma esponja com sabão nesses locais para conferir onde está vazando.

Vazamentos também podem acontecer pela má colocação da tampa do pré-filtro ou defeito no selo mecânico. Nesse caso, basta substituir as peças com problema.

  1. Não faz a água circular

Para saber se o motor não está fazendo a água da piscina circular, verifique se não há nada obstruindo a passagem da água na cesta do skimmer, no pré-filtro e no rotor do motor.

Cheque também se as vedações estão devidamente apertadas e se a tubulação do motor está sugando ar ao invés de água.

Se, após identificar algum desses problemas no motor da piscina, você ainda tiver dúvidas de como consertá-lo, não hesite em procurar um profissional especializado.


Invista também nos equipamentos ideais para a sua piscina na Global-Tech Brasil. Dispomos produtos das melhores marcas no mercado por um preço justo e qualidade incontestável!

Acesse a loja e encontre aquilo que você precisa.