Por que preciso trocar a areia do filtro de piscina?

Por que preciso trocar a areia do filtro de piscina?

12/08/2019 0 Por globaltechbrasil

Filtrar a piscina de forma eficiente, barata e de baixa manutenção é sempre o objetivo. Você não quer gastar todo o seu tempo e dinheiro apenas certificando-se de que seu filtro faz o que deveria. O filtro de areia é a melhor opção para fazer a manutenção e filtragem da sua piscina. Você terá uma água cristalina na piscina, e o máximo de trabalho que você terá é trocar a areia de tempos em tempos.

 Para que serve a areia do filtro?

Insetos mortos. Bactérias. Algas. Seu filtro de piscina retém essas impurezas para que elas não fiquem suspensas na água da sua piscina, tornando-a turva ou deixando os nadadores doentes. O meio filtrante é o material que retém esses contaminantes. Nesse caso, areia é esse meio.

A areia é um excelente elemento filtrante, é usado em outras aplicações de segurança de água, como tratamento de águas residuais, sistemas sépticos e até mesmo para água potável .

Para um leigo, a areia parece a mesma, então você pode pensar que toda a areia é igual, mas esse não é o caso. Não seja tentado por aquele saco de areia barata na sua garagem. Isso destruirá seu sistema de filtragem. Certifique-se sempre de usar um dos três tipos de areia no seu filtro de piscina.

  • Areia de sílica

O elemento filtrante mais usado é a areia de sílica. Ela vem do quartzo moído, que cria grãos de sílica afiados com bordas irregulares, excelentes para reter partículas da água que passa no filtro de piscina. A areia de sílica é extraída, não fabricada .

  • Areia de Vidro

Se você está procurando por um elemento filtrante com baixo impacto ambiental, a areia de vidro é uma alternativa eficaz à sílica. É feito de vidro 100% reciclado e é suave ao toque, mas ainda captura partículas de até dois mícrons – um milionésimo de metro.

Os grãos de vidro são todos de tamanhos diferentes, então minimiza a canalização, que ocorre quando a água da piscina corta um caminho direto através da areia e desliza através do filtro de piscina praticamente não filtrado. A areia de vidro também tem uma carga negativa, por isso é excelente na captura de partículas de ferro e manganês. Isso é especialmente útil se a sua piscina estiver cheia de uma fonte de água dura.

  • Zeólita

Criada a partir de minerais de rocha vulcânica chamados zeólitos, esta alternativa de elemento filtrante possui 100 vezes mais área de superfície do que a areia de filtro padrão por causa de sua forma de favo de mel esponjoso.

O zeólito bloqueia quimicamente as cloraminas – os subprodutos do cloro que ardem os olhos dos nadadores – através de um processo chamado de peneiramento molecular. Essa é uma maneira chique de dizer que as cloraminas ficam presas dentro das partículas de areia da zeólita indefinidamente.

Se você está achando que precisa tratar sua piscina com frequência, a areia zeólita pode ajudar a controlar os cloraminas sem ter que usar tantos aditivos químicos na piscina.

Filtro para piscina

Por que trocar a areia do filtro de piscina?

A bomba da piscina puxa a água suja para o filtro, que passa pela areia, onde contaminantes ficam retidos. A água limpa flui de volta para a piscina. Como exatamente a areia segura os contaminantes enquanto permite a passagem da água limpa?

Embora seja muito pequeno para ver a olho nu, todos os três tipos de areia têm uma superfície áspera onde contaminantes são retidos à medida que a água passa no filtro de piscina.

Com o tempo, a água corrente desgasta a superfície “espinhosa” da areia, deixando-a lisa e redonda. Quando você olha a areia de praias com ondas intensas sob um microscópio, ela é visivelmente mais lisa do que a areia de praias mais calmas. O mesmo princípio se aplica à areia do filtro de piscina, que tem água lavada por várias horas por dia.

Essa suavização é o resultado de um processo chamado intemperismo. Ironicamente, o mesmo processo que cria areia também o transforma em poeira, inútil para filtrar qualquer coisa.

Quando a areia do filtro da piscina é lisa, ela não tem bordas irregulares para agarrar e reter os contaminantes. Sua piscina pode começar a parecer turva ou exigir um tratamento de choque mais frequente, já que o elemento filtrante de filtro está quase no fim de sua vida útil.

Quando trocar a areia do seu filtro?

A vida útil da areia do filtro é de 3 a 5 anos. Ao longo de alguns anos, os contaminantes se acumulam na areia. Nos primeiros dois anos, a capacidade de filtragem da areia aumenta, pois além das bordas ásperas da areia, os contaminantes que se acumulam também atuam como filtração para a água que passa pelo filtro. Mas, eventualmente, todos esses contaminantes acumulam-se tanto que torna o filtro propenso a entupir. Ao mesmo tempo, o intemperismo torna a areia incapaz de coletar mais contaminantes. A eficiência do seu filtro diminui e a qualidade da água das piscinas diminui.

Duas outras coisas podem acontecer quando sua areia ultrapassar sua vida útil: A pressão pode se acumular dentro do filtro, pois fica mais difícil para a água passar pela areia. Então a água pode buscar um caminho de menor resistência e cortar um canal através da areia, o que pode reduzir um pouco da pressão, mas eventualmente prejudicará a filtragem.

Não posso apenas limpar ou lavar o filtro de areia?

Você precisará fazer uma lavagem na areia do seu filtro sempre que a pressão aumentar muito acima da pressão normal de funcionamento. Você também pode fazer lavagem na areia do filtro se a água estiver um pouco turva, mesmo com a química da piscina estando ok.

Se você quiser dar um pouco mais de limpeza na sua areia, use um desengordurante para a areia. Ele ajuda a lavar os óleos e outros contaminantes que não podem ser completamente removidos.

A lavagem da areia do filtro ajuda a manter a água da piscina mais cristalina, mas eventualmente a areia se desgastará e precisará ser substituída. Se a sua areia já tem entre 3 e 5 anos, e a pressão e cristalinidade da água são problemas contínuos, provavelmente é hora de substitui-la.

Veja mais artigos sobre filtros de piscina:

5 dicas para instalar o filtro da piscina

Encontrando o filtro ideal: como calcular o tamanho do filtro para piscina

Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: