
Poolates – O pilates dentro da piscina
02/06/2022Você conhece o pilates dentro da piscina? Hoje também conhecido como Poolates ou water pilates, é uma versão do exercício criado em 1920 pelo alemão Joseph Hubertus Pilates e popularizado nos anos 1940 por dançarinos norte-americanos.
Assim como o pilates fora da piscina, essa prática consiste em uma série de movimentos de alongamento que usam o peso do próprio corpo para garantir o equilíbrio mental e muscular e o aumento da consciência corporal.
Primeiramente, caso você não saiba, o pilates na água contribui para o aumento da força muscular e da estrutura óssea. Além de promover a melhoria da coordenação motora, postura e flexibilidade.
Quando realizado na água, os movimentos causam menos impactos nas articulações, sendo benéfico para pessoas idosas, obesas ou com problemas em diversas regiões do corpo.
Poolates – O pilates dentro da piscina
Se você gosta de água ou quer se aventurar em algo novo, esse exercício pode ser divertido e ainda mais confortável do que o convencional, afinal, existem vantagens que somente a água proporciona.
Aqui os movimentos são mais fluidos e ele não deixa de ser apropriado para nenhuma faixa etária. Então, vamos falar mais sobre as vantagens.
Poolates – O pilates dentro da piscina
Como sabemos, o pilates é ótimo para melhorar a flexibilidade, a postura, musculatura, equilíbrio e a consciência corporal, isso é, o entendimento sobre as capacidades e limites do nosso corpo.
Além disso, pode ser uma terapia eficaz no tratamento de dores crônicas, fibromialgia, artrose, artrite, parkinson, sequelas de AVC de grau moderado e leve, hérnia de disco, pós-operatórios e pós-fraturas.
Isso feito dentro da piscina aumenta ainda mais os benefícios.
Movimentos com contração isocinética
Esse é um benefício específico do pilates na água. Resumidamente, a contração isocinética é a resistência que limita a velocidade do movimento. Com isso, os músculos mobilizam sua capacidade máxima de tensão.
Sabe quando você move seus braços debaixo da água? Então! Essa resistência provocada pela água impulsiona os ganhos com os movimentos realizados durante o pilates.
Qualidade de vida
Como dissemos, o pilates na piscina exige um esforço maior, com isso, fala-se também de um aumento na qualidade de vida. A necessidade de equilíbrio promove o aumento da concentração, tão fundamental para que os movimentos sejam feitos corretamente.
Além disso tudo o que falamos aqui, estar em contato com a água diminui o estresse e causa uma melhora significativa no dia a dia. Com mais disposição e maior ritmo para encarar o dia a dia.
E tem mais, se você não é adepto ao pilates ainda, comece com exercícios físicos feitos na piscina.
Gostou da ideia de fazer pilates dentro da piscina? Vale lembrar que essa prática deve ser feita com a ajuda de um profissional, isso evita lesões e complicações que podem invalidar os benefícios que se busca com a prática.
Aproveite e acesse o nosso site.