
Piscina limpa, balanceada e saudável
04/07/2018Uma piscina bem tratada requer a observação de três parâmetros básicos: sua água precisa estar limpa, balanceada e saudável. A combinação desses fatores reduz em quase 100% a probabilidade de ocorrer algo que possa mudar sua aparência.
Água limpa: é aquela que se apresenta transparente, cristalina e livre de sólidos em suspensão. Essa aparência é obtida através de um processo de filtração eficiente, fazendo-se uso de filtros, sendo a areia o meio filtrante mais utilizado em nosso país. Dentro dos filtros, as partículas maiores dos sólidos são retidas nas camadas superiores da areia, funcionando como suporte para que as partículas menores sejam também retidas. A passagem da água através dessa ‘malha’ for-
mada pelas partículas menores leva a um aumento da pressão no interior do filtro até o ponto em que seja indicado que a areia deva ser lavada ou trocada. O processo de filtração não deve reter algas e metais como ferro e manganês, que também acabam turvando a cor da água e que, normalmente, estão presentes em águas provenientes de poços.
Água balanceada: é aquela que não produz irritação nos olhos e mucosas dos banhistas, não corrói equipamentos, cimento ou argamassa e tampouco deposita incrustações nas juntas dos materiais utilizados no revestimento da piscina. Tal condição é obtida mantendo-se o pH (potencial hidrogeniônico) na faixa entre 7,2 e 7,8, a alcalinidade total entre 80 e 120 ppm (partes por milhão e a dureza cálcica entre 200 e 400 ppm. Esses parâmetros são usuais, devem ser medidos diariamente e corrigidos com uma simples ação de tratamento por empresa ou profissionais qualificados e a adição de agentes químicos em medida adequada.
Água saudável: deve apresentar aspecto límpido e transparente. Não deve ter cheiro ou gosto estranho, não pode conter microrganismos que possam causar doenças, assim como não deve conter substâncias em concentrações que possam causar prejuízo à saúde dos banhistas. Para esse fim, em uma piscina, devem ser adicionados produtos necessários à garantia de saudabilidade da água. Ao fazer uso da piscina, os banhistas ‘poluem’ a água, contaminando-a com cabelos, pelos, cosméticos, células mortas e óleos da pele, suor, urina e outras secreções, além de seus próprios microrganismos.
Mesmo sem a presença de banhistas, uma piscina pode ser contaminada através de germes que normalmente são arrastados pelo ar, vento, chuvas e até mesmo pela poeira, insetos, folhas, algas, fungos e bactérias. Essa contaminação pode também estar presente na água de abastecimento da piscina, qualquer que seja a sua origem.
Portanto, o meio mais eficaz para evitar transtornos é manter uma constante análise dos parâmetros físicos e químicos da piscina, conforme acima recomendado e, quando necessário, acionar empresas e profissionais qualificados para fazer rapidamente as correções necessárias.
Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.
Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!
A Global-Tech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: