Piscina Iluminada

Piscina Iluminada

20/06/2018 0 Por globaltechbrasil

Uma piscina iluminada além de garantir beleza no seu projeto de paisagismo ou decoração, tem a principal função de garantir a segurança dos banhistas e prover momentos de relaxamento e lazer. Existem várias formas de iluminar sua piscina, e neste post, iremos abordar cada passo da construção da piscina, até piscinas em reforma ou já concluídas, apresentando as melhores opções para um projeto de iluminação de piscinas.

Projeto

Neste momento é onde o sonho de muitos toma forma, durante o projeto da piscina é a melhor hora para fazer testes, alterações, estimar custos não só da mão de obra, mas de equipamentos e materiais. Deve-se levar em consideração além da tubulação hidráulica da piscina, a localização dos pontos de iluminação da piscina, caixas de passagem e a tubulação ‘seca’ que irá conduzir a fiação dos refletores até a central de comando.

Banner Iluminação para piscina 3

É momento ideal para começar a projetar o sistema de iluminação de sua piscina, pois no papel é fácil mudar os pontos de iluminação, mudar a tubulação que irá abrigar a fiação, diâmetro da tubulação que será utilizada para os refletores e principalmente, escolher o modelo de refletor que irá atender o seu projeto, seja ele Colorido (RGB) ou Monocromático (apenas uma cor).

Os principais pontos a serem analisados na escolha de um refletor são:

– Teconologia de iluminação:

Refletores LED mais antigos, utilizam pontos de led, diversos leds ligados em conjunto. Refletores atuais utilizam uma tecnologia de LED de alto rendimento utilizando 3 leds com um maior fluxo luminoso e já são tendência no mercado refletores Led com apenas 1 Led de alto desempenho que é capaz de emitir todas as cores do espectro RGB.

Piscina Iluminada

– Potência e área de iluminação:

Ao contrário do que muitos pensam não é a potência que determina a área iluminada na piscina, e sim a tecnologia do refletor. Existem refletores de 9 Watts de potência que iluminam uma área de aproximadamente 10m², enquanto outros com apenas 4,5 Watts iluminam até 12m²

– Ângulo de facho:

Ângulo de facho nada mais é do que a abertura do facho de luz que é emitida pelo refletor, quanto menor o ângulo mais estreito o facho de luz, criando mais áreas escuras nas bordas e aumentando o que é conhecido como ‘efeito lanterna’ onde fica visível na água o facho de luz emitido pelo refletor.

Quanto maior o ângulo e facho, mais largo o facho de luz emitido pelo refletor, diminuindo as áreas escuras proximas as bordas e dando o efeito de ‘tingimento’ da água, resultando em uma iluminação mais homogênea e com menor ocorrência do ‘efeito lanterna’

 

– Tipo de acabamento da piscina:

Piscinas de alvenaria normalmente não requerem nenhum acessório adicional para utilização com os refletores. Já piscinas com acabamento em vinil necessitam de um pequeno nicho embutido na alvenaria para utilização de uma flange de vedação para impedir que haja infiltração de água por trás do vinil.

Piscinas pré moldadas em de fibra de vidro requerem atenção especial, pois precisam ser furadas de acordo com o diâmetro do nicho que acompanha o refletor para o encaixe do nicho pelo lado de dentro da piscina e laminado com fibra de vidro pelo lado externo afim de evitar vazamentos de água. O unico momento em que este procedimento pode ser feito é antes de instalar a piscina no buraco escavado.

Reforma

Caso você esteja reformando sua piscina que não conta com iluminação, basta seguir as orientações descritas na sessão projeto. Mas se sua piscina já conta com um sistema de iluminação e você deseja atualizar a iluminação de sua piscina, você deverá se atentar para os seguintes detalhes:

– Se sua piscina já possui nichos instalados que serão reutilizados, você deve ter em mãos as medidas do diâmetro interno e externo do nicho e da tubulação em que o nicho está instalado, para então escolher um refletor que irá cobrir todo o diâmetro externo do nicho.

– Caso decida trocar os refletores monocromáticos por refletores RGB coloridos, será necessário além da troca dos leds, a troca ou instalação da central de comando para leds rgb e a troca de toda a fiação dos refletores antigos, pois refletores monocromáticos utilizam cabos de 2 vias, enquanto refletores coloridos utilizam cabos de 4 vias para gerenciamento das cores.

– Piscinas de alvenaria sem acabamento em vinil e que possuem nichos de refletores antigos, podem ser atualizadas com refletores modernos de encaixe diretamente na tubulação, basta extender a tubulação já existente no nicho até ficar rente ao acabamento da piscina, com diâmetro adequado para o refletor led escolhido, e enxertar o nicho com argamassa, dessa forma não será necessária a remoção do nicho abrindo opção para diversos modelos de refletores.

Piscina Pronta

Dentre as opções existentes para iluminar uma piscina já pronta, vale a pena destacar duas delas, a Escada Light da Sodramar e refletores flutuantes. A Escada Light une o útil ao agradável por ter embutidos em seu último degrau três refletores RGB Coloridos de 9w de potência, capazes de iluminar uma área de até 40m², sem a necessidade de furar ou reformar a piscina, podendo ter sua iluminação, intensidade e efeitos controlados por uma central de comando para leds RGB. Oferecendo toda a funcionalidade de um sistema completo de iluminação de forma fácil e prática.

Por ultimo existem os refletores flutuantes. Que são refletores led, normalmente coloridos, com funções pré-programadas no própio refletor já que o mesmo dispensa a utilização de centrais de comando. Este tipo de refletor além de não oferecer um controle específco de cores e efeitos, difícilmente é encontrado com as tecnologias mais atuais de led, geralmente sendo composto de diversos pontos de led coloridos, acendendo apenas em vermelho, verde e azul

Piscina Iluminada

Um projeto de iluminação de piscinas deve levar em consideração também a segurança dos banhistas, valorizando pontos de entrada e saída d’àgua além de curvas e recortes da piscina. Uma piscina iluminada além de agregar valor ao imóvel, é o complemento perfeito para projetos de decoração e paisagismo, trazendo grande relaxamento para banhistas e expectadores do show de luzes e efeitos da piscina.


Visite o site da Global-Tech Brasil, encontre estes e muitos outros equipamentos para piscina!!

 

%d blogueiros gostam disto: