Piscina elevada: O que é? Como é feita? + 12 Inspirações!

Piscina elevada: O que é? Como é feita? + 12 Inspirações!

15/03/2022 0 Por globaltechbrasil

Piscinas são o sonho de muitas pessoas, ter um modelo em casa pode parecer impossível para quem mora em casas menores, ou tem uma área de construção limitada. Se você está em busca de um modelo de piscina pequena e cogitou uma variação de piscina elevada, nós vamos listar diversos modelos e estilos que podem ser usados, e também as principais características e pontos que devem ser levados em consideração na hora de adicioná-la na sua área de lazer!

O que é uma piscina elevada?

São piscinas feitas a partir do nível do chão. A piscina elevada segue os moldes de uma piscina padrão, por isso ela pode ser feita como os modelos convencionais, ou seja, de alvenaria, de fibra, ou vinil. Ela também não exige grandes obras, mas por não terem o suporte do solo, elas precisam de uma estrutura mais reforçada. Podem ser acompanhadas de decks, jardins verticais e outras variações de decoração.

Quais principais vantagens de uma piscina elevada?

Uma das vantagens das piscinas elevadas é que para sua construção você não precisa cavar um buraco no espaço, ou seja, elas podem ser usadas em terrenos que tem desníveis. Essa característica torna a obra da piscina elevada mais rápida e prática.

Outra vantagem importante desse tipo de piscina é que ela se torna altamente adaptável a vários espaços e estilos, inclusive para locais pequenos. Apesar de, normalmente, ser uma piscina menor, ela é perfeita para uma curtir com um pequeno grupo de amigos ou para garantir a diversão da criançada!

Qual é a altura ideal da piscina acima do solo ?

No caso do modelo semi elevado, que tem parte dela no solo, o indicado é que ela seja construída com 50cm para fora do solo. Já o modelo elevado por inteiro, vai de acordo com a sua necessidade. O mais comum são piscinas com altura entre 90cm até 1,40m. Normalmente é escolhido 1,20m para que as pessoas fiquem em pé, com a água até a cintura.

Isso pode mudar em casas com crianças ou em piscinas feitas já com desníveis criando acentos submersos. Há também quem escolha opções de hidromassagens, pois esses modelos são voltados para relaxamento e são mais rasos, com menores riscos de afogamento. Se essa é uma opção que te agrada, confira nosso post com 9 perguntas sobre banheira de hidromassagem!

Quanto custa uma piscina elevada?

Em geral, os valores podem variar de acordo com material, local e tamanho. É claro que podem existir outros fatores menores que influenciam no preço final, mas no caso da piscina elevada, ao eliminar o custo da parte de escavar o solo, retirar esse entulho e fazer o nivelamento ou arrimo, o orçamento já se torna mais atrativo.

A piscina elevada porém precisa de uma estrutura mais reforçada e acabamento dessa área que estará acima do chão. Então é interessante fazer uma boa escolha de materiais para acabamento, afinal, é esse processo que vai dar o estilo da sua piscina!

A manutenção da piscina elevada é diferente das outras?

Não, a piscina elevada exige o mesmo cuidado de manutenção que os modelos padrão. É necessário fazer o tratamento contínuo da água, fazer os testes de qualidade e acompanhar possíveis mudanças que possam interferir na segurança de uso dessa piscina. Listamos alguns erros comuns na hora de cuidar da piscina, para garantir o cuidado ideal!

12 ideias para inspirar sua piscina elevada:

Ficou convencido que essa é a melhor opção para sua casa? Confira então algumas inspirações de modelos e estilos de decoração para sua piscina elevada e construa o ambiente de lazer perfeito para se divertir com sua família e amigos!

1. Integrada à área de lazer

Uma ótima opção para quem quer manter outras opções de lazer próximas à piscina ou para quem tem pouco espaço, mas não abre mão da diversão.

2. Com vidro em uma das faces

Esse é um modelo muito procurado e moderno, pode ser aplicado em diversas decorações e ambientes. O vidro também pode estar em apenas um ou em vários lados da piscina.

3. Piscina com revestimento em pedras

As pedras são um tipo de acabamento muito buscado para piscinas externas. Como hoje encontramos variações de pedras no mercado, esse estilo pode complementar diversas decorações do ambiente que a piscina será colocada.

4. Deck de madeira

Esse é outro acabamento muito popular quando o assunto são as piscina elevadas. Sua construção pode ter deck extenso com área de estar, como espreguiçadeiras e duchas, ou ele pode ser mais compacto e básico visando assim a economia de espaço.

5. Piscina elevada com foco na iluminação

Esse modelo valoriza a piscina e os efeitos da luz na água. Além de ter o lazer durante o dia, fica muito convidativo para um mergulho durante a noite.

6. Porque não uma piscina com vista?

Se você tem uma vista privilegiada, que tal instalar sua piscina nesse lugar de forma estratégica. Essa opção é uma ótima alternativa para valorizar ainda mais seu espaço.

7. Borda infinita

Mais uma opção queridinha para quem escolhe ter uma piscina elevada. Nesse formato você capricha na estética e ainda dá uma sensação de grandeza a sua piscina.

8. Área gourmet integrada

Essa alternativa valoriza o ambiente e é perfeita para quem quer reunir a família e os amigos em apenas um ambiente. A piscina neste caso também pode se estender até outros locais da casa, como a churrasqueira.

9. Piscinas elevadas com estilo aconchegante

Perfeitas para espaços menores, esse estilo traz elementos como almofadas, mantas, plantas, velas e uma boa iluminação. Todos os elementos num mood mais amigável e familiar – perfeita para reuniões mais intimistas.

10. Uma vibe tropical ou rústica

Com muitas plantas ao redor, pode essa piscina elevada pode ter um deck de madeira e outros elementos decorativos que trazem cor e um toque praiano ou natural para o espaço. Imagina curtir o verão brasileiro com esses elementos ao redor?!

11. Elegância até mesmo na piscina

Com cores neutras como branco, preto e cinza, o estilo elegante pode conter detalhes de cores douradas e elementos que vão agregar a decoração. O conceito de borda infinita ou uma boa vista podem ser elementos muito amados nesse estilo.

12. Estilo moderno

Normalmente aplicadas em residências de estilo industrial ou com vistas para paisagens urbanas. Disposições inusitadas de cadeiras, escadas são encontradas nos decks e arredores. A paleta de cores mais neutra também ajuda a evidenciar o conceito moderno!

Com todas essas ideias e modelos de inspiração, você já deve ter identificado os seus favoritos. E para garantir que a sua piscina seja feita com os melhores produtos e mais modernos acessórios, conheça nossa categoria com tudo para piscinas. Nossa loja tem uma linha completa voltada para áreas de lazer, e aqui no blog Globaltech você tira todas as suas dúvida sobre o assunto. Venha conhecer!