
Piscina de alvenaria: vantagens e desvantagens!
22/02/2022Muito além de apenas valorizar o imóvel, as piscinas de alvenaria também elevam a experiência de uso e proporcionam maior durabilidade em relação a outros tipos de material de fabricação. Um dos modelos mais comuns e procurados no mercado, essas piscinas são ótimas opções para quem deseja alta resistência, maior personalização do espaço e pode investir um pouco mais no seu espaço de lazer.
Se você tem vontade de instalar uma piscina em casa, em especial, interesse nos modelos em alvenaria, mas tem dúvidas quanto a seu preço e tempo de construção, a Globaltech traz para você informações pertinentes sobre suas vantagens, desvantagens, preço e um comparativo com outros modelos para que sua escolha seja bem embasada. Vamos lá?
Como é construída uma piscina de alvenaria?
Para começar, é preciso entender como é a estrutura desse tipo de piscina. Essencialmente, a base é feita de concerto estruturado por um radier e vigas de fechamento, que são amarradas e sustentadas pela armadura da obra. Já suas laterais são sustentadas por blocos estruturais armados em seu interior e preenchidos de forma total pelo concreto.
Toda essa estrutura, após seca e enrijecida, é coberta por um revestimento de cerâmica ou pastilhas. Por fim, nas bordas do espaço devem ser colocados materiais que permitam aderência dos banhistas, ou seja, uma superfície antiderrapante para evitar escorregões, quedas e outros acidentes.
É sempre bom lembra que, dependendo do espaço, da disponibilidade de gasto e do perfil pessoal do proprietário, é possível alterar não somente o tamanho, mas também o formato da piscina, e até mesmo a escolha do tipo de revestimento, cor e modelo.
Piscina de concreto: quanto custa construir a sua?
Antes de chegar efetivamente nesse ponto, muita gente acaba desistindo de construir sua piscina de alvenaria pensando ser algo de preço descomunal e inviável. Ainda que seja sim de custo mais elevado que outros modelos, muito devido a quantidade de material, tempo de construção e mão de obra, as piscinas de alvenaria acabam compensando seu gasto ainda a médio prazo.
Mas, respondendo a pergunta mais diretamente, o preço de uma piscina dessas vai depender do tamanho médio escolhido. Os valores de construção são calculados por metro quadrado. Por exemplo, se sua piscina tiver 8m de comprimento, 4m de largura e 1.4m de profundidade, o valor final pode variar de 24 até 30 mil reais. E não se esqueça, esse orçamento também depende da escolha de materiais adicionais para a construção.
Outra detalhe é que, esses valores incluem uma série de fatores, como os custos de escavação (nesse ponto muita coisa pode variar de acordo com o tipo de terreno), os tipos de revestimentos escolhidos, o encanamento e depuração e, claro, a mão de obra especializada para a execução do serviço.
Escolher ou não a piscina de alvenaria? Vantagens e desvantagens!
Ainda que já tenha sido dito, vale reforçar algumas informação a cerca de suas vantagens, por exemplo, por não ser pré-fabricada a alvenaria permite que formatos e desenhos diferentes sejam aplicados na execução do projeto ainda na planta, tudo de acordo com o gosto do futuro proprietário. Além disso, também podem ser personalizados os revestimentos , a iluminação e os leds da piscina.
A alvenaria também oferece resistência e uma vida útil muito mais longa em comparação a outros materiais, permitindo também a instalação de qualquer tipo de acessório – mesmo após sua construção já finalizada.
Conheça, inclusive, 3 acessórios indispensáveis para sua piscina de alvenaria aqui no blog Globaltech!
Infelizmente as piscinas de alvenaria não são tão perfeitas assim, mas apresentam apenas duas desvantagens importantes de se destacar. A primeira é seu custo de manutenção, que exige mais recursos em casos de vazamento ou rachaduras, elevando assim o valor de reparação. O material que esse tipo de piscina é construído também exige uma frequência maior na limpeza!
O tempo de construção desse modelo de piscina também pode ser uma desvantagem, mas isso depende muito do cenário que ela será feita. Para quem ainda está com sua casa em construção, pensar em um projeto de piscina de alvenaria é uma boa, já que ela ficará pronta junto com a residência!
Tipos de revestimentos internos e externos para a piscina
Considerando suas vantagens, a alvenaria permite a escolha de uma grande variedade de revestimentos, fornecendo mais personalidade para o projeto e também combinando com a decoração da casa. Os revestimentos mais comuns e usados em toda piscina do tipo são azulejos, pastilhas de vidro, pedras naturais, revestimento vinílico, cerâmica e porcelanato, ótimas opções por sinal e costumeiramente as mais indicadas.
Entre outras variedades em revestimentos estão seus tamanhos e cores, sendo as mais comuns a utilização das cores verde e azul, já que dão mais cara de piscina ao local. Ainda sim, versões mais modernas brincam com esses limites e acabam saindo do tradicional com os rosas, roxos, laranjas, entre outras cores vibrantes.
Quando se trata de revestimento das bordas, os pisos mais indicados e também os mais utilizados acabam sendo as pedras naturais grandes, sejam elas em blocos cortados ou em formatos irregulares. Aqui vale a pena prestar atenção no fator antiderrapante das pedras escolhidas, além, é claro, de apostar naquelas que não aquecem muito quando expostas ao sol.
Se você precisa de outras informações e dicas sobre o universo das piscinas, continue acompanhando o blog da Globaltech. Não deixe de conferir também todas as dicas sobre como escolher a cor do revestimento da sua piscina, e se jogue na criatividade!