Piscina com vazamento, o que fazer?

Piscina com vazamento, o que fazer?

27/06/2018 0 Por globaltechbrasil

Nada melhor do que ter uma piscina para se refrescar no verão. Piscinas são ótimas no calor, todo mundo se diverte, faz exercícios, mas quando acontece um vazamento é uma dor de cabeça. Se você precisar encher a piscina toda semana, considere avaliar se ela apresenta algum vazamento. Veja algumas dicas para encontrar o local do vazamento na sua piscina:

1) Confira primeiro o óbvio. Há algum vazamento no local onde ficam os equipamentos da piscina? Olhe atentamente para o filtro, bomba, aquecedor e as válvulas da tubulação. Confira a umidade do local. Há alguma área molhada ao redor da piscina? Caminhe ao redor e dê uma olhada. Verifique se o solo está úmido, ou se existem áreas afundadas.

2) Marque o nível da piscina. Usando um pedaço de fita, marque o nível da água. Verifique a marca 24 horas depois. Sua piscina não deve perder mais de meio milímetro de água por dia. Caso contrário, ela pode estar vazando.

3) Faça o teste do balde. Coloque um balde com água em um dos degraus da piscina (pese o balde com alguma pedra ou tijolo). Depois, marque o nível de água no interior e no exterior do balde. Certifique-se que os níveis de água são os mesmos dentro e fora do balde. Verifique a marca de 24 horas depois. Se há uma maior queda na linha no lado de fora do balde, a diferença será notada.

4) Determine a localização do vazamento: Se descobrir que a piscina está perdendo água, desligue o sistema de filtragem e observe onde a água parece descer. Comece enchendo a piscina e chamando por um profissional. Se a água parar de subir ao tocar determinada altura da parede é porque, provavelmente, seja ali o local do vazamento. Caso o nível da água tenha encontrado uma saída pelo sistema de filtração – a mesma coisa – pode ser por ali que a água esteja vazando. Suspeite que o vazamento possa ter ocorrido no sistema de filtração, se encontrar bolhas de ar na água de retorno quando a bomba da piscina estiver funcionando. É a tampa da bomba que está vazando? Ela está devidamente firme? Se a piscina estiver perdendo mais água quando a bomba funcionar, é grande a chance de que o sistema de bombeamento seja o problema.

Banner Cascata 1

5) Usando o teste do corante. Use corante (ou um pouco do reagente indicador de pH de sua piscina), para verificar onde está o vazamento. Pingue, perto de áreas quebradas da piscina ou próximo à áreas que você suspeite serem focos de vazamento, e verifique se a água manchada é sugada pela rachadura.

 

Se ao seguir esses passos, você achar que a sua piscina realmente possui algum vazamento, então um profissional deve ser chamado para solucionar o problema. As empresas especializadas em detectar vazamentos de piscina utilizam técnicas e equipamentos que detectam o ponto exato do vazamento sem danificar a piscina.