Os benefícios da hidroterapia para o sono

Os benefícios da hidroterapia para o sono

26/12/2019 0 Por globaltechbrasil

Se você já teve uma banheira de hidromassagem, provavelmente experimentou o efeito calmante da água quente nas articulações e músculos doloridos. Você pode até conhecer um pouco da ciência por trás da hidroterapia: como o calor da água pode melhorar a circulação e diminuir a pressão sanguínea enquanto a flutuabilidade extra retira o peso das articulações tensas. Mas a maioria das pessoas nem ouviu falar de um dos benefícios mais surpreendentes que o uso de uma banheira de hidromassagem pode proporcionar: sono melhorado.

A falta de sono tem sido associada a inúmeros efeitos negativos. As pessoas que sofrem de privação do sono são: mais propensas a causar acidentes ao dirigir, lutam com o ganho de peso, têm dificuldade de concentração e ficam mais irritadas. Dado que 50 a 70 milhões de adultos brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio do sono, melhorar o descanso noturno deve ser uma preocupação importante.

Uma solução pronta

Felizmente, a resposta pode estar esperando em seu próprio quintal. A Fundação Nacional do Sono afirma que: “Mergulhar na água quente, como uma banheira de hidromassagem ou banho, antes de ir para a cama pode facilitar a transição para um sono mais profundo. “Aqui está a ciência por trás disso: mergulhar na água quente aproximadamente 90 minutos antes de ir deitar aciona o termostato interno do seu corpo para diminuir sua temperatura. A queda gradual da temperatura corporal pode induzir sonolência, deixando-o mais preparado para dormir.

O aumento do fluxo sanguíneo no resto do corpo causado pela água quente também desviará um pouco de sangue da cabeça, o que reduz a atividade cerebral e acalma a mente ocupada.

Banner Banheiras e Spas

A maioria das pessoas que têm dificuldade para dormir recorrem ao seu médico ou farmacêutico para obter medicamentos para ajudar no sono. Mas esses medicamentos têm seus próprios efeitos colaterais e custos, e podem fazer com que você se sinta grogue e desorientado pela manhã. Um banho rápido em sua banheira de hidromassagem antes de dormir pode ser uma boa alternativa para conseguir um sono reparador sem o uso de medicamentos.

A temperatura da banheira de hidromassagem não deve ser superior a 40 graus Celsius, pois ir para a cama enquanto ainda está quente ou suado pode contribuir para o superaquecimento. Consuma bastante água antes de mergulhar, pois a água quente pode acelerar a desidratação. Mas tenha cuidado, pois muito antes de dormir incentivará mais visitas ao banheiro no meio da noite. Como no uso regular de banheiras de hidromassagem, usuários que estão grávidas ou têm certas condições médicas, como diabetes, devem consultar um profissional médico antes de usar uma banheira de hidromassagem.

 

Benefícios adicionais

Além de fornecer essa queda útil da temperatura corporal, mergulhar na banheira de hidromassagem antes de dormir também pode trazer outros benefícios. Os jatos da sua banheira de hidromassagem podem aliviar a rigidez e a dor muscular. Tente direcionar seus jatos para áreas dolorosas específicas, como pescoço ou região lombar. A mudança repentina de temperatura também pode estimular a produção de endorfinas no corpo, que são hormônios naturais para sanar a dor. Os efeitos relaxantes combinados da hidroterapia continuam depois que você sai da banheira, resultando em um sono mais profundo e duradouro.

A adição de óleos essenciais à água da banheira de hidromassagem também pode incentivar um maior relaxamento. A lavanda é uma opção especialmente boa, pois alguns estudos sugerem que ela tem efeitos indutores do sono, mas o jasmim e a camomila também são relaxantes. Cinco a 10 gotas desses aromas calmantes devem ser suficientes para banheiras de hidromassagem menores, projetadas para uma a duas pessoas. Se você não se sentir confortável em adicionar óleos diretamente na água da banheira, adicionar algumas gotas de óleo essencial a uma vela próxima pode ser uma ótima alternativa.

A National Sleep Foundation afirma que você deve estabelecer uma rotina: “Uma rotina regular e relaxante para dormir, como mergulhar em um banho quente ou banheira de hidromassagem e depois ler um livro ou ouvir música suave. Uma atividade relaxante e rotineira imediatamente antes de dormir, conduzida longe de luzes brilhantes, ajuda a separar o tempo de sono de atividades que podem causar excitação, estresse ou ansiedade, o que dificulta o sono, o sono profundo e o sono profundo.”

Resumindo

A humanidade conhece há séculos as propriedades relaxantes da água (pense nos romanos antigos e em seus banhos). Os benefícios de usar sua banheira de hidromassagem são numerosos, então aqui está uma lista resumindo-os. As banheiras de hidromassagem foram mostradas para:

  • Melhore a circulação fazendo com que seus vasos sanguíneos se expandam, o que diminui sua pressão sanguínea. Apenas cinco minutos em uma banheira de hidromassagem podem fazer com que sua pressão arterial e frequência cardíaca caiam.
  • Relaxe os músculos rígidos e aumente a flexibilidade.
  • Aliviar a dor nas articulações sobrecarregadas.
  • Estimular a produção de endorfinas no corpo (hormônios naturais para matar a dor).
  • Abaixe sua temperatura interna, incentivando relaxamento e sonolência.

Tudo isso se combina para proporcionar um sono mais profundo e tranquilo. Dado que o sono é uma das necessidades mais básicas ao lado de comer e respirar, é importante levar a sério. Estudos mostram que as pessoas que dormem mais são frequentemente indivíduos mais saudáveis ​​e felizes.

Então, hoje à noite, faça um favor ao seu corpo. Fique longe de telas eletrônicas, coma uma refeição menor, pule o álcool e tome um bom banho na banheira antes de bater no saco. Seu corpo agradecerá, e seu futuro também quando acordar revigorado na manhã seguinte.

Leia também:

9 perguntas comuns sobre a banheira de hidromassagem

Benefícios para a saúde ao usar uma banheira de hidromassagem

8 coisas que você nunca deve fazer na sua banheira de hidromassagem