O que é uma piscina biológica e como são feitas?

O que é uma piscina biológica e como são feitas?

12/03/2019 5 Por globaltechbrasil

 

Não há nada melhor que mergulhar em uma piscina em dias de calor, não é mesmo? Mas essa sensação pode ficar melhor, ainda se o mergulho puder ser feito em uma piscina livre de produtos químicos, completamente natural. E isso é possível com a piscina biológica, que por si só é um exemplo de sustentabilidade.

piscina natural

As piscinas naturais ou lagos de natação, como costumam ser chamadas na Europa, surgiram há 20 anos e são piscinas autolimpantes, possuem um sistema de filtragem que utiliza micro-organismos e plantas. Dessa forma, as piscinas biológicas se divide em duas partes: área de natação e área de plantas, a divisão é importante, principalmente, para que usuário não mergulhe entre as plantas.

piscinas-biologicas

Este tipo de piscina com o conceito natural, possui skimmers e bombas que fazem a água circular através da zona de regeneração, de modo a atrair por meio de uma parede de cascalho, pedras ou telhas soltas, todas as bactérias, servindo como um filtro biológico adicional.

Assim, é importante dizer que as plantas são responsáveis por produzirem biomassa por meio da fotossíntese, que por sua vez será consumida pelos micro-organismos. Nesse processo, eles se transformam a matéria orgânica em substâncias inorgânicas, como o dióxido de carbono, água e sais minerais nitratos, fosfatos, sulfatos e mais, estes elementos são essenciais para o crescimento das plantas e  forma um ciclo de trocas de matéria e energia, de uma maneira surpreendente.

Aquecimento_solar_celular 2

As piscina biológicas costumam combinar áreas de natação com jardins aquáticos em seus mais diversos formatos e estilos, podendo contemplar o ambiente com um ar mais moderno ou rústico, isso vai depender muito do cliente e do estilo que deseja ter em sua casa, além disso, o revestimento também varia e pode ser polietileno reforçado ou borracha. O ponto em comum entre todas as piscinas naturais são as zonas de “regeneração”, como dissemos.

Se comparada às lagoas artificiais, que normalmente são escuras, a piscina biológica possui água clara o suficiente para enxergar o fundo, isso acaba por gerar mais seguranças em pessoas que tem medo do que vão encontrar no fundo d’água.

Como ter uma piscina biológica em casa?

Para começar,  é necessário escavar o terreno de pelo menos 10×15 metros,  onde será feita a instalação, depois fazer a preparação do solo, aplicar a impermeabilização – usar uma tela impermeável para protegê-la e por fim o acabamento. Ao final do processo, essa tela vai ficar invisível e o aspecto será muito semelhante a um lago artificial, mas com todo o conforto de uma piscina. E não se esqueça, a parte mais importante da execução é a locação do jardim aquático e equipamento de filtragem.

Existe um tipo de planta específico para a piscina?

Sim, as plantas utilizadas na instalação da piscina biológica são criadas em viveiros e por empresas especializadas na modalidade. Cada espécie utilizada vai purificar a água sempre que liberarem oxigênio, o que ocorre durante o processo de fotossíntese e mantém a regeneração.

E qual o custo de uma piscina biológica?

O custo inicial para a implantação da piscina natural é um pouco elevado, somando todo valor, esse tipo de piscina pode ficar até 30% mais cara que o modelo tradicional, mas para quem está buscando sofisticação e sustentabilidade, essa ainda é uma ótima opção.

Por outro lado, já que a instalação não precisa dos equipamentos elétricos que uma piscina convencional necessita, a economia a longo prazo pode compensar. Porém ainda é muito difícil se achar serviços especializados neste tipo de piscina no Brasil.

Pesquisando na internet percebe-se que o preço do m² de um projeto em Portugal, por exemplo, varia entre 120 e 150 euros. Numa conversão grosseira, podemos esperar o preço do m² da piscina biológica no Brasil entre R$ 430 e R$ 550.

f28397b208124b4bce4f0121d7f80975

Quais as vantagens?

– Não há uso de produtos químicos na água da piscina;

– A piscina biológica contribui com a purificação do ar devido à sua vegetação, ela é sustentável;

– Se você optar por não colocar bombas ou filtros, não há gasto de energia;

– Custo de manutenção menor do que o de piscina convencional;

– Mesmo com água e aparência biológica da piscina natural, não há risco de proliferação de mosquitos, garantindo segurança de todos;

– O tempo gasto com manutenções é menor do que na piscina comum, o que garante mais diversão e relaxamento;

– Mesmo depois do inverno, não é necessário fazer troca de plantas, uma vez que voltam a florescer, garantindo mais economia e praticidade

– Colocar as telas em volta da área dos usuários é mais barato em comparação ao acabamento de piscinas convencionais;

– A piscina biológica garante grande aumento no valor do imóvel;

– Para quem quer curtir o contato com a natureza, o visual de lago e a biodiversidade agradarão e trará um sensação incrível.

piscina biológica

E as desvantagens?

– O investimento inicial é elevado, contudo, ao longo do tempo o custo de manutenção consegue ser inferior ao da piscina tradicional;

– É possível ter eventuais visitas de bichos na área de vegetação ou até mesmo na área dos usuário, mas isso não é um fator agravante;

– Não é qualquer empresa que faz a implantação deste tipo de projeto.

Itens fundamentais para a sua piscina

  1. Água – Caso você opte pelo abastecimento através da rede pública, é necessário eliminar o cloro antes de encher o tanque. Inclusive, após um período recirculando num sistema equilibrado pode tornar-se potável.
  2. Pedras – Embora esse item seja opcional, ajuda a dar um visual mais orgânico e enriquecem mais o ambiente.
  3. Manta de Borracha – Sua aplicação evita que o tanque perca água caso haja movimentação do terreno e seja contaminado pela água no solo do entorno
  4. Areia – Esse item é muito usado no fundo das piscinas naturais para cobrir as bordas.
  5. Plantas Aquáticas – Esse item é extremamente importante, pois faz todo trabalho do “filtro biológico”

Não há quem não se apaixone por este tipo de projeto, não é mesmo? Rica em beleza e altamente econômica, as piscinas biológicas despertam ainda mais o desejo de fazer aqueles mergulhos repentinos e fotos surpreendentes, uma vez que parece fazer parte de todo cenário residencial de forma natural.

Está preparado para ter esse verdadeiro lago em casa? Não se esqueça que para isso, a contratação de profissionais para o estudo do terreno, projeto e execução é o passo primordial para viabilizar o bom funcionamento da piscina biológica.

Pontos como a estrutura do terreno, as condições climáticas e a análise da água devem ser antecipadamente pensados, assim, é possível saber quais os tipos de vegetação, filtros biológicos e dimensões irão compor sua piscina. Sem essa avaliação, ela perde sua funcionalidade e pode gerar um custo fora do orçamento.


Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: