
O que é uma piscina biológica e como são feitas?
12/03/2019Não há nada melhor que mergulhar em uma piscina em dias de calor, não é mesmo? Mas essa sensação pode ficar melhor, ainda se o mergulho puder ser feito em uma piscina livre de produtos químicos, completamente natural. E isso é possível com a piscina biológica, que por si só é um exemplo de sustentabilidade.
As piscinas naturais ou lagos de natação, como costumam ser chamadas na Europa, surgiram há 20 anos e são piscinas auto limpante, possuem um sistema de filtragem que utiliza micro-organismos e plantas. Dessa forma, as piscinas biológicas se divide em duas partes: área de natação e área de plantas, a divisão é importante, principalmente, para que usuário não mergulhe entre as plantas.
Este tipo de piscina com o conceito natural, possui skimmers e bombas que fazem a água circular através da zona de regeneração, de modo a atrair por meio de uma parede de cascalho, pedras ou telhas soltas, todas as bactérias, servindo como um filtro biológico adicional.
Assim, é importante dizer que as plantas são responsáveis por produzirem biomassa por meio da fotossíntese, que por sua vez será consumida pelos micro-organismos. Nesse processo, eles se transformam a matéria orgânica em substâncias inorgânicas, como o dióxido de carbono, água e sais minerais nitratos, fosfatos, sulfatos e mais, estes elementos são essenciais para o crescimento das plantas e forma um ciclo de trocas de matéria e energia, de uma maneira surpreendente.
As piscina biológicas costumam combinar áreas de natação com jardins aquáticos em seus mais diversos formatos e estilos, podendo contemplar o ambiente com um ar mais moderno ou rústico, isso vai depender muito do cliente e do estilo que deseja ter em sua casa, além disso, o revestimento também varia e pode ser polietileno reforçado ou borracha. O ponto em comum entre todas as piscinas naturais são as zonas de “regeneração”, como dissemos.
Se comparada às lagoas artificiais, que normalmente são escuras, a piscina biológica possui água clara o suficiente para enxergar o fundo, isso acaba por gerar mais seguranças em pessoas que tem medo do que vão encontrar no fundo d’água.
Como ter uma piscina biológica em casa?
Para começar, é necessário escavar o terreno de pelo menos 10×15 metros, onde será feita a instalação, depois fazer a preparação do solo, aplicar a impermeabilização – usar uma tela impermeável para protegê-la e por fim o acabamento. Ao final do processo, essa tela vai ficar invisível e o aspecto será muito semelhante a um lago artificial, mas com todo o conforto de uma piscina. E não se esqueça, a parte mais importante da execução é a locação do jardim aquático e equipamento de filtragem.
Existe um tipo de planta específico para a piscina?
Sim, as plantas utilizadas na instalação da piscina biológica são criadas em viveiros e por empresas especializadas na modalidade. Cada espécie utilizada vai purificar a água sempre que liberarem oxigênio, o que ocorre durante o processo de fotossíntese e mantém a regeneração.
E qual o custo de uma piscina biológica?
O custo inicial para a implantação da piscina natural é um pouco elevado, somando todo valor, esse tipo de piscina pode ficar até 30% mais cara que o modelo tradicional, mas para quem está buscando sofisticação e sustentabilidade, essa ainda é uma ótima opção.
Por outro lado, já que a instalação não precisa dos equipamentos elétricos que uma piscina convencional necessita, a economia a longo prazo pode compensar. Porém ainda é muito difícil se achar serviços especializados neste tipo de piscina no Brasil.
Pesquisando na internet percebe-se que o preço do m² de um projeto em Portugal, por exemplo, varia entre 120 e 150 euros. Numa conversão grosseira, podemos esperar o preço do m² da piscina biológica no Brasil entre R$ 430 e R$ 550.
Quais as vantagens?
– Não há uso de produtos químicos na água da piscina;
– A piscina biológica contribui com a purificação do ar devido à sua vegetação, ela é sustentável;
– Se você optar por não colocar bombas ou filtros, não há gasto de energia;
– Custo de manutenção menor do que o de piscina convencional;
– Mesmo com água e aparência biológica da piscina natural, não há risco de proliferação de mosquitos, garantindo segurança de todos;
– O tempo gasto com manutenções é menor do que na piscina comum, o que garante mais diversão e relaxamento;
– Mesmo depois do inverno, não é necessário fazer troca de plantas, uma vez que voltam a florescer, garantindo mais economia e praticidade
– Colocar as telas em volta da área dos usuários é mais barato em comparação ao acabamento de piscinas convencionais;
– A piscina biológica garante grande aumento no valor do imóvel;
– Para quem quer curtir o contato com a natureza, o visual de lago e a biodiversidade agradarão e trará um sensação incrível.
E as desvantagens?
– O investimento inicial é elevado, contudo, ao longo do tempo o custo de manutenção consegue ser inferior ao da piscina tradicional;
– É possível ter eventuais visitas de bichos na área de vegetação ou até mesmo na área dos usuário, mas isso não é um fator agravante;
– Não é qualquer empresa que faz a implantação deste tipo de projeto.
Itens fundamentais para a sua piscina
- Água – Caso você opte pelo abastecimento através da rede pública, é necessário eliminar o cloro antes de encher o tanque. Inclusive, após um período re-circulando num sistema equilibrado pode tornar-se potável.
- Pedras – Embora esse item seja opcional, ajuda a dar um visual mais orgânico e enriquecem mais o ambiente.
- Manta de Borracha – Sua aplicação evita que o tanque perca água caso haja movimentação do terreno e seja contaminado pela água no solo do entorno
- Areia – Esse item é muito usado no fundo das piscinas naturais para cobrir as bordas.
- Plantas Aquáticas – Esse item é extremamente importante, pois faz todo trabalho do “filtro biológico”
Não há quem não se apaixone por este tipo de projeto, não é mesmo? Rica em beleza e altamente econômica, as piscinas biológicas despertam ainda mais o desejo de fazer aqueles mergulhos repentinos e fotos surpreendentes, uma vez que parece fazer parte de todo cenário residencial de forma natural.
Está preparado para ter esse verdadeiro lago em casa? Não se esqueça que para isso, a contratação de profissionais para o estudo do terreno, projeto e execução é o passo primordial para viabilizar o bom funcionamento da piscina biológica.
Pontos como a estrutura do terreno, as condições climáticas e a análise da água devem ser antecipadamente pensados, assim, é possível saber quais os tipos de vegetação, filtros biológicos e dimensões irão compor sua piscina. Sem essa avaliação, ela perde sua funcionalidade e pode gerar um custo fora do orçamento.
Que matéria interessante, gostei.
Como o amigo disse em cima… INTERESSANTE!!! Faria uma dessa no meu sitio, será que fica boa amigos?????
Oi Ricardo, com certeza vai ficar maravilhosa! Manda uma foto pra gente quando fizer, nós postaremos aqui no Blog 🙂
Artigo sensacional, esclareceu tudo. Parabéns e continuem, gostei bastante. Comprarei com vocês! Att, Fábio Siqueira
Olá Fábio! Que bom que gostou do artigo! Continue acompanhando os próximos artigos, você vai gostar! Att, Equipe Globaltech Brasil.