Tratamento da piscina no inverno: é preciso?

Tratamento da piscina no inverno: é preciso?

24/06/2021 0 Por globaltechbrasil

Estamos há poucos dias da estação mais gelada do ano e uma pergunta que os donos de piscina fazem é: Tratamento da piscina no inverno: é preciso? Por isso, se você se perguntou isso, sabe quão chato é encontrar a piscina com água turva e não poder aproveitar o espaço.

Embora essa seja uma situação nada agradável, esse problema é bastante comum no inverno, seja por descuido ou esquecimento de cuidar da manutenção da piscina, então, sim, a água deve ser tratada.

Neste artigo, falaremos sobre a importância de realizar a manutenção da piscina no inverno. Por isso, leia até o final! 

Água verde: problema comum no inverno

A sujeira ou a cor verde vista na água é causada pela presença de algas, caso não exista algo para impedir o desenvolvimento dos microorganismos, eles se proliferam e por isso dão a coloração verde à água. 

Isso se dá pela falta de tratamento ou devido à manutenção errônea. No inverno, o problema ocorre com frequência por conta do clima repleto de chuvas e ventos fortes, que por sua vez geram acúmulo de galhos, folhas e até mesmo insetos na água.

Tratamento físico da piscina no inverno

  • Filtre a água todos os dias

Mantenha o filtro em perfeitas condições e assegure que ele fique ligado o tempo suficiente, ou seja, de 6h a 8h diárias. A filtração se faz necessária porque as piscinas estão sujeitas a uma constante contaminação por materiais estranhos trazidos por banhistas, ventos, insetos e artigos usados na água ou nas proximidades da piscina;

  • Limpe o pré-filtro uma vez por semana

A limpeza do pré-filtro é essencial para reter sujeiras mais grossas, impedindo que elas passem pelo cabeçote ou para a areia do filtro;

  • Limpe a área ao redor da piscina

Limpar ao redor da piscina ajuda com que a sujeira não caia dentro da piscina. 

  • Use capa

A capa para piscina é uma ótima aliada para que as sujeiras não adentrem a piscina. Se a sua piscina já estiver coberta, tenha cuidado na hora da remoção, para que não entre sujeira na água.

Tratamento químico da piscina no inverno

Meça a alcalinidade total e verifique se está entre 80 e 120 ppm. No caso do cloro, é recomendado aplicar uma quantidade equivalente ao tratamento de choque, utilize 30 ppm em piscinas com paredes de gesso e 10 ppm em piscinas de plástico ou vinil. Faça uso também do algicida. 

Não esvazie a piscina no inverno

Remover a água da piscina não é aconselhável, independentemente do tipo de revestimento. Isso pode acarretar problemas na estrutura. Por isso, se atente a esse detalhe.

E então, agora que você já sabe a importância da manutenção da piscina no inverno, o que acha de aprender mais sobre o tratamento de choque para piscina?


Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: