Motobomba para piscina: quais são os cuidados necessários

Motobomba para piscina: quais são os cuidados necessários

29/08/2018 0 Por globaltechbrasil

A motobomba para piscina, também conhecida somente como bomba ou motor, é responsável pela circulação da água da piscina. Essencial no processo de filtração, a motobomba impulsiona a água para passar pelo ralo de fundo até chegar no filtro, onde será filtrada e devolvida à piscina livre de impurezas.

motobomba para piscina

De modo geral, a motobomba para piscina é um equipamento robusto e não necessita de manutenções regulares. Porém, para prolongar sua vida útil e evitar possíveis falhas e transtornos, é importante atentar-se a alguns cuidados. Veja a seguir:

Cuidados com a motobomba para piscina

A motobomba trabalha juntamente com o conjunto filtrante, composto pelo filtro, skimmer e ralo de fundo. O filtro e a motobomba devem ser instalados corretamente na casa de máquinas, localizada abaixo da piscina e o mais próximo possível do tanque.

As motobombas são projetadas para trabalhar com água limpa à baixa temperatura; caso funcione muito tempo sem água, poderá danificar seus componentes (como o selo mecânico e o rotor) e perder sua potência. É necessário colocar uma carga inicial de água no pré-filtro antes do primeiro funcionamento para evitar esse tipo de transtorno.

Banner Motobombas 1

Nunca deixe a motobomba trabalhar com os registros fechados, pois isso pode avariar a motobomba e o filtro da piscina. Para que o pré-filtro não trabalhe com sobrecarga, limpe o cesto regularmente.

motobomba para piscina

Pré-filtro da Nautilus

Verificar se a distância do quadro de energia até a motobomba está de acordo com as instruções de cabeamento do fabricante também é importante, além de confirmar a voltagem utilizada pelo equipamento (sempre antes de colocá-lo para funcionar!).

Também na instalação da parte elétrica, é preciso escolher um disjuntor para a segurança e proteção da motobomba. Essa instalação deve ser feita obrigatoriamente de acordo com a norma NBR 5410. A falta desse equipamento pode significar risco de morte para os usuários que farão a manutenção do motor.

Caso tenha que retirar a motobomba para piscina depois de instalada sem perder água, feche os registros e uniões antes. Assim, poderá fazer a manutenção do motor sempre que necessário evitando desperdícios. Para qualquer tipo de manutenção, seja na motobomba ou no filtro, desligue o motor antes.

Se houver algum ruído, vibração ou temperatura alta na motobomba, desligue-a imediatamente e entre em contato com um profissional especializado. Ele poderá identificar o problema e orientá-lo corretamente sobre o que fazer.


Invista também nos equipamentos ideais para a sua piscina na Global-Tech Brasil. Dispomos produtos das melhores marcas no mercado por um preço justo e qualidade incontestável!

Acesse a loja e encontre aquilo que você precisa.