Manutenção do filtro para piscina: quando fazer

Manutenção do filtro para piscina: quando fazer

04/09/2018 0 Por globaltechbrasil

Para garantir uma piscina sempre limpa e agradável, é importante investir em equipamentos para o tratamento da água. Entre eles está o filtro para piscina, responsável por filtrar os resíduos que ficam na água e devolvê-la limpa ao tanque.

manutenção do filtro para piscina

Fonte Sodramar

O filtro de areia é um dos tipos mais utilizados por ter alta durabilidade e capacidade de filtração. Porém, como todo equipamento, é necessário fazer uma manutenção do filtro para piscina de tempos em tempos, a fim de garantir uma boa performance sempre.

A seguir, saiba mais sobre como é feita a manutenção e a sua importância para o produto!

O que acontece com a areia do filtro para piscina

O processo de filtragem funciona da seguinte forma: o motor (ou motobomba) faz a circulação da água, que por sua vez é sugada pelo encanamento, e chega ao filtro. No filtro, o elemento filtrante (no caso, a areia) retém as impurezas e detritos, deixando a água limpa.

O que ocorre é que, depois de um tempo de uso, a sujeira fica presa na areia. Pode acontecer, também, que a areia fique desgastada – isso se dá porque as partículas se chocam e acabam ficando cada vez mais lisas e pequenas.

Quando isso acontece, o filtro não funciona mais com toda a sua capacidade inicial e a qualidade da água diminui. Para evitar, é essencial fazer a manutenção do filtro para piscina trocando a areia conforme a necessidade.

Banner Robo de limpeza RB2 1

Quando fazer a manutenção do filtro para piscina

Normalmente a troca da areia do filtro a cada 3 ou 5 anos, dependendo da qualidade da água que chega na sua casa. A água tem uma grande concentração de íons de cálcio e magnésio que ficam presos à areia e formam pequenos blocos chamados silicatos, e estes silicatos dificultam a passagem da água na areia – prejudicando a filtração.

Por conta dos silicatos, a areia envelhece e fica mais dura, escura e grossa. Se a areia do seu filtro estiver nesse estado, está na hora de trocá-la. Caso a água da sua região for muito calcária, faça um tratamento de descalcificação uma vez por ano para diminuir o surgimento de silicatos.

manutenção do filtro para piscina

Agora, se esse não é o seu caso, avalie se a água a piscina sai cristalina após a filtração ou se demora mais para fazer todo o processo. Talvez seja um sinal de que a areia precisa ser trocada ou que está acontecendo algum problema com o motor ou filtro. Para se certificar, consulte um profissional especializado.


Invista também nos equipamentos ideais para a sua piscina na Global-Tech Brasil. Dispomos produtos das melhores marcas no mercado por um preço justo e qualidade incontestável!

Acesse a loja e encontre aquilo que você precisa.