4 dicas para a manutenção de saunas úmidas

4 dicas para a manutenção de saunas úmidas

17/09/2018 0 Por globaltechbrasil

A manutenção de saunas úmidas é tão importante quanto escolher o melhor tipo de sauna para a sua casa, está a manutenção regular dela, é essencial para garantir o funcionamento da mesma e evitar que defeitos aconteçam, prejudicando seu momento de lazer e o seu bolso.

Por que fazer a manutenção de saunas úmidas é importante?

Assim como você deve sempre manter a piscina limpa e sem defeitos, é preciso manter a sauna preservada para evitar problemas como a queima do resistor, vazamentos e o acúmulo de sujeiras no ambiente – que pode levar à proliferação de fungos e bactérias.

Contratar um serviço terceirizado para realizar a manutenção de saunas úmidas é uma boa opção, mas é interessante saber o que deve ser feito caso você mesmo precise fazer. Para isso, separamos algumas dicas para que você consiga fazer a limpeza e os reparos para a prevenção. Veja a seguir:

  1. Fique de olho na temperatura e no gerador de calor

O gerador de calor é o responsável pelo funcionamento da sauna, pois faz a água esquentar e virar vapor. Muitas vezes o gerador possui a vida útil baixa, prejudicando o desempenho da sauna e a temperatura do vapor, levando a outras falhas técnicas.

Avalie a vida útil e a necessidade do reparo ou substituição preventiva. Ao adquirir a peça, certifique-se de que está comprando uma marca confiável e de qualidade. O barato pode acabar saindo caro!

  1. Cuide da resistência

Da mesma forma, a resistência também pode queimar e prejudicar a sauna. Isso acontece quando a água é muito calcária ou quando não existe uma rotina de limpeza, fazendo com que o desgaste seja maior. Por isso, faça a manutenção regularmente a fim de aumentar seu tempo de uso e troque a resistência quando for necessário.

Banner Sauna Úmida 2

  1. Faça a drenagem do gerador

A drenagem do gerador de vapor é um passo da manutenção de saunas úmidas mais importantes. Deve ser feito a cada 4 sessões (ou semanalmente, de acordo com a frequência de uso) para evitar o acúmulo de água e outros elementos no gerador.

  1. Confira o cabeamento e as conexões hidráulicas/elétricas

Vazamentos podem ocorrer pelo excesso de pressão da água. Verifique se a água percorre as conexões de forma fluída, sem alagar o chão da sauna, e se necessário instale um dispositivo que reduza a pressão. Confira sempre se nenhum cabo está vazando, caso tenham furos ou não estejam encaixados adequadamente.

Essas são só algumas dicas de como cuidar da manutenção de saunas úmidas e evitar possíveis defeitos. É importante manter a limpeza semanal ou quinzenal, dependendo da frequência do uso. Poeira, suor e cabelos podem fazer da sauna um ambiente propício para fungos e bactérias.


Duvida em em qual modelo de Sauna escolher? Veja nosso post sobre:

Sauna Seca, Úmida ou Semi-Úmida, qual escolher?

A Global-Tech Brasil tem uma linha completa de saunas para você! Conheça nossos produtos: