Manutenção de saunas: como fazer

Manutenção de saunas: como fazer

26/09/2018 0 Por globaltechbrasil

Seja para residências ou locais de uso público, uma sauna agrega muito valor a qualquer imóvel e traz um diferencial tremendo. Esses pequenos espaços de relaxamento são capazes de trazer diversos benefícios para a saúde dos usuários que frequentam e também proporcionam momentos de lazer e restauração.

Para garantir isso tudo, no entanto, é preciso manter a sauna sempre limpa e em ótimo estado de funcionamento. Uma sauna sem manutenção pode gerar ainda mais gastos e problemas, além de ser prejudicial para a saúde. Saiba como funciona a manutenção de saunas e certifique-se de que ela irá receber os devidos cuidados.

Antes de tudo, leia o manual

Saunas não são difíceis de ser manipuladas, mas é essencial fazer uma leitura do manual do fabricante antes de colocá-la para funcionar. Lá está especificado como deve ser feita a manutenção daquele equipamento específico, qual é a sua frequência ideal, como deve ser limpa e outras informações importantes.

Seguir as recomendações do manual ajuda a fazer a manutenção de saunas corretamente e garante mais durabilidade e qualidade. Guarde esse documento para consultar sempre que surgir alguma dúvida.

Faça a limpeza regular com produtos próprios

De modo geral, as saunas não podem ser limpas com qualquer tipo de produto. Algumas composições químicas são agressivas ao material usado para os bancos, pisos e paredes, e também podem liberar gases tóxicos ao ser humano, colocando a segurança e saúde das pessoas em risco.

Você pode utilizar o produto especificado pelo fabricante ou uma solução simples de água e detergente neutro. Limpe regularmente os bancos e chão da sauna para evitar o acúmulo de poeira, suor e cabelo, que acaba contribuindo para a proliferação de fungos e bactérias prejudiciais à saúde.

Realize também a manutenção periódica dos equipamentos da sauna, como as conexões elétricas e hidráulicas. Para isso, contrate um profissional especializado em manutenção de saunas.

Banner Sauna Úmida 2

Priorize manutenções preventivas

Para que a sauna não precise ser interditada por vários dias para receber algum conserto de uma peça que quebrou ou não está funcionando direito, mantenha um cronograma de manutenção com cuidados básicos para prevenir possíveis defeitos.

Defina o que deve ser realizado periodicamente segundo as recomendações técnicas do fabricante. Assim, os aparelhos e componentes da sauna serão cuidados e mantidos em bom funcionamento.

Conte com mão de obra especializada

Tenha o suporte de bons profissionais para fazer a manutenção de saunas. Com essa medida, você não precisará se preocupar e evitará contratempos. É uma garantia de que a sauna terá boa durabilidade e estará sempre higienizada e segura para as pessoas que usufruem do espaço.

Para conservar o local e mantê-lo sempre seguro e agradável aos banhistas, invista na sua manutenção. Lembre-se: a qualidade e resistência dos equipamentos e materiais dependem dos cuidados que recebem.


Duvida em em qual modelo de Sauna escolher? Veja nosso post sobre:

Sauna Seca, Úmida ou Semi-Úmida, qual escolher?

A Global-Tech Brasil tem uma linha completa de saunas para você! Conheça nossos produtos: