Idosos na piscina: dicas de segurança

Idosos na piscina: dicas de segurança

20/02/2021 0 Por globaltechbrasil

Idosos na piscina? Quais são as dicas de segurança?

Antes de mais nada, na terceira idade, a instabilidade postural, mudança na visão e outras coisas comuns implicam diretamente na mobilidade, dando maior margem para acidentes, que também podem ocorrer no espaço de lazer.

Nesse artigo vamos te mostrar que é possível curtir bons momentos com os mais velhos e ainda assim garantir toda segurança que um usuário da piscina precisa ter, afinal, todo mundo merece poder aproveitar esses momentos com tranquilidade. 

Confira tudo! 

1. Promova a acessibilidade na piscina para idosos

Atualmente, promover a acessibilidade em uma piscina ou qualquer outro espaço, é um dos primeiros requisitos para segurança, isso vale para todos os usuários, desde crianças a idosos. E tudo pode começar com a implementação de rampas de acesso, degraus e escadas, itens básicos, mas que raramente são utilizados.

Um ponto importante é que as escadas devem ter degraus submersos e é imprescindível que estes sejam antiderrapantes, ou seja, leve em conta esses pontos na hora de fazer a sua compra.

Além disso, deve-se ter cuidado com a profundidade da piscina, o ideal é que seja em torno de 1,40 para que possam ficar em pé sem grandes dificuldades. 

2. Tenha cuidado com a posição do ralo

Esse é um ponto que também deve ser visto com maior cuidado, independente do tipo de banhista que vá aproveitar a piscina, afinal, o poder de sucção deste item é o suficiente para ter o dobro de cuidado. 

Portanto, a instalação do ralo precisa ser planejada para que impeça qualquer tipo de acidente na piscina, então, atente-se em:

  • instalação hidráulica; 
  • mínimo de dois ralos na piscina;
  • distância mínima entre os dois ralos;
  • bom dimensionamento dos equipamentos – considerando assim a norma ABNT 10.339

Além desses pontos, a contratação de uma empresa especializada na construção de piscinas é um grande diferencial, uma vez que garante que todos estes pontos estejam de acordo com o que é necessário para a segurança.

3. Previna quedas de idosos na piscina

Segundo pesquisa, pelo menos 25% dos idosos sofrem com as quedas, portanto, poder evitar que isso ocorra na área de lazer é fundamental. Nesse sentido, estudar a implantação de pisos antiderrapantes é crucial para não corroborar com as estatísticas. 

4. Invista na iluminação da piscina

Se você pensa que a iluminação da piscina funciona somente para promover beleza, você está enganado. Não se pode negar, a iluminação valoriza o ambiente esteticamente, mas vai muito além disso.

A iluminação é um dos fatores de transformação da área de lazer, garantindo que idosos na piscina tenham mais segurança. Então, é impossível não investir nesse item, não é mesmo?

A iluminação correta, além de supervalorizar o ambiente, faz com que todos consigam ver onde começa e onde termina a borda da piscina, ao passo que minimiza a possibilidade de quedas.

Garantir a segurança dos idosos na piscina não é difícil, mas exige alguns cuidados para tornar esse espaço mais acessível e convidativo. Assim, no momento em que esses detalhes estão em ordem, fica mais fácil aproveitar tudo isso com as diferentes faixas etárias. 

Está preparado para promover segurança no seu espaço de lazer? Então, acesse o site da Globaltech e conheça todos os itens para isso.

Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: