Guia prático para aprender a nadar

Guia prático para aprender a nadar

27/05/2019 1 Por globaltechbrasil

Independente da sua idade, se você não sabe nadar, certamente tentou algumas vezes ou ficou do lado de fora da piscina esperando um momento de coragem para se jogar na água. Se você ainda não aprendeu, mas também não desistiu da ideia, esse artigo é para você.

Saber nadar é sem dúvidas um mar de benefícios. Além de prazerosa, essa atividade traz vantagens para a saúde e bem-estar. Existem inúmeras pessoas que aprendem a nadar depois de certa idade, então, a primeira coisa que você precisa saber é que nunca é tarde!

natacao

Vamos lá? Antes de tudo, a primeira dica é: Não tenha medo! Esse é o fator inicial para que você consiga aprender. Comece em uma piscina rasa ou então, caso prefira, com o auxílio de uma pessoa que saiba nadar, isso pode lhe trazer mais segurança.

Saiba boiar

Estique os braços e relaxe lentamente, tentando boiar tanto de frente quanto de costas, assim perceberá como a água sustenta a o peso do seu corpo.

Treine o movimento das pernas

Estenda os braços e segure na borda da piscina ou numa prancha e comece a movimentar as pernas alternadamente para cima e para baixo.

Treine o movimento dos braços

Agora que você aprendeu a movimentar as pernas, é hora de aprender a movimentar os braços. Para isso, posicione os braços ao longo do corpo e os alterne para a água com o movimento para trás, lembre-se de estender o máximo que puder e manter os dedos sempre juntos.

Banner Aquecimento de piscina 1

Primeiros passos

Quando sentir-se preparado, apoie os pés no fundo da piscina, estique os braços e abaixe a cabeça de modo a colocar o rosto na água. Vire o rosto lateralmente, respire – puxe o ar pela boca fora d’água, expire pelo nariz ou pela boca, tente fazer isso de forma ritmada, aprenda a segurar a respiração. Durante esse processo, evite respirar pelo nariz.

Quando sentir-se seguro, comece a dar braçadas parado. Em seguida, rode seu braço com a mão, de modo que funcione como uma pá quando entrar na água, jogando água para trás. Com isso, mantenha o rosto na água e pés no chão da piscina. Em cada um ciclo de rodadas, vire o rosto e respire. A medida que for ganhando habilidade,aumente para dois ciclos e sucessivamente.

Aprenda a nada sob a água

Caso sinta-se seguro, é hora de nadar sob a água. Para isso, pegue em impulso e pule para o fundo da água. Nesse processo você deve estender os braços para trás da cabeça com as mãos juntas, o queixo deve ir em direção ao tórax, mas sem que encoste. No momento em que estiver embaixo d’água, você deve movimentar os braços movendo-se para frente a cada braçada. Com as penas, faça movimento de ondas.

Atente-se para a segurança

  • Em caso de tonturas, enjôos, cãibras ou qualquer outra dor, saia da água de modo imediato, desse modo você não corre risco de se afogar, inclusive, a dica é valida até mesmo para quem sabe nadar;
  • Não pule de lugares altos, isso pode causa graves lesões;
  • Caso tenha ingerido bebida alcóolica, não tente nadar;
  • Não nade em praias com buracos na areia;
  • Evite correntezas;
  • Opte por praias ou piscinas com salva-vidas;
  • Tenha certeza de que a água que está entrando é verificada e não lhe causará problemas de saúde.

Se mesmo com as dicas você não se sentir preparado ou não conseguir manter um ritmo de aprendizado, opte por um profissional especializado para ensinar, assim, é certeza que você aprenderá de modo rápido e poderá participar ainda mais dos momentos de lazer com a sua família.

E mais, não se esqueça que não há uma idade mínima ou máxima, aprender a nadar vai depender muito mais da sua força de vontade e persistência. Aproveite!

Caso você tenha mais dicas para compartilhar com os que querem aprender a nadar sozinho, compartilhe nos comentários. E não se esqueça de acompanhar o blog da Globaltech, temos sempre uma novidade para você.


Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: