Guia para casa de máquinas da sua piscina

Guia para casa de máquinas da sua piscina

11/07/2019 0 Por globaltechbrasil

Tem piscina em casa mas ainda se confunde com relação a casa de máquinas? Então, esse artigo foi feito especialmente para você. Acompanhe e descubra tudo sobre esse espaço na sua área de lazer.

Primeiramente, podemos resumir a casa de máquinas a um espaço físico onde são instalados os equipamentos de manutenção da sua piscina, pode parecer um pouco confuso, contudo, é importante que você saiba exatamente como funciona cada componente e todos os cuidados que precisa ter.

Vamos falar sobre os equipamentos essenciais para a manutenção da sua piscina?

Equipamentos

Para que a manutenção da sua piscina ocorra de forma correta, ela dependerá de duas ferramentas principais: Filtro e motobomba. Além disso, esse processo envolve duas fases, o tratamento químico e o físico.

Desse modo, além do processo químico que você conhece, é necessário um processo para a remoção dos materiais orgânicos que naturalmente se misturam à água. Este é o processo que filtra a água por meio de bombas de sucção e retiram a água da piscina, passando pelo filtro e por fim, devolvendo a água limpa para a piscina. Esse processo de filtragem se divide em diversas etapas, como:

  • Filtrar

Nesta etapa a água da piscina passa pelo interior do filtro – que retém as impurezas. Quando menor a piscina, menor o tempo para finalizar esse processo.

  • Retrolavar

A segunda etapa, acontece após o processo de filtragem e antes da pré-filtragem e é indicada para quando o elemento filtrante está saturado, ou quando o manômetro atingir a zona amarela.

  • Pré-filtrar

Esse é um procedimento rápido e que leva menos de um minuto. A sua finalidade é apenas retirar as sujeiras que possam ter restado nos filtros após o processo de retrolavagem.

  • Recirculação

A recirculação é um procedimento que visa misturar os componentes químicos na água após a aplicação. Esse processo é muito importante, uma vez que alguns produtos químicos não podem passar pela areia do filtro.

Banner Tampa da casa de máquinas

  • Drenagem

Essa é a etapa do esvaziamento da piscina de modo a fazer a limpeza do fundo. É importante saber que neste processo parte da água é descartada e você precisará encher a piscina novamente.

  • Fechamento

Essa operação é recomendada para localização de vazamentos, problemas na tubulação ou para períodos em que a piscina ficará desativada por muito tempo. Além disso, esse processo evita criadouros de mosquito da dengue e outras doenças.

Caso você esteja pensando em realizar alguns destes procedimentos, certifique-se de que a sua casa de máquinas foi bem planejada e que você conseguirá realizar todos os processos sem a ajuda de um especialista. Isso evitará gastos excessivos e não planejados.

Estrutura e localização

Como dissemos anteriormente, a casa de máquinas é o espaço físico onde são instalados os equipamentos de manutenção e que geralmente fica abaixo da piscina, além disso, deve estar bem próxima ao tanque.

Isso faz com que os gastos com a construção da estrutura sejam menores, e também evita a necessidade de tubulações muito extensas e trabalho extra.

Há também outros fatores que devem ser levados em conta ao planejar a estrutura da casa de máquinas, veja:

  • A casa de máquina guarda todos os controles hidráulicos e elétricos;
  • O espaço precisa ser amplo, arejado e contar com paredes resistentes à umidade;
  • O espaço interno da casa de máquinas deve o suficiente para comportar as ferramentas de manutenção e também a passagem das pessoas responsáveis por fazer o tratamento;
  • A norma NBR 5410 rege as instalações elétricas, e é indispensável que a estrutura física da casa de máquinas seja construída estritamente dentro dos padrões estabelecidos por ela;
  • Produtos químicos devem ficar separados;
  • Combustíveis de aquecedores para piscinas nunca devem ser armazenados na casa de máquinas;
  • Não é recomendada a circulação de pessoas na casa de máquinas;
  • É importante ter a presença de equipamentos de combate a incêndios na casa de máquinas.

Por mais simples que pareça, a estrutura da casa de máquinas deve ser planejada cuidadosamente, por isso, conte com o auxílio de um arquiteto para melhor projetar o espaço, do contrário, há uma grande probabilidade de o projeto apresentar problemas no futuro.

E aí, gostou do nosso artigo? Você pode saber mais sobre o assunto acessando o nosso blog. Se preferir, entre em contato conosco, será um prazer atender você!


Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: