Tudo o que você precisa saber sobre filtro para piscina

Tudo o que você precisa saber sobre filtro para piscina

16/08/2018 0 Por globaltechbrasil

Se você quer ter sempre uma piscina limpa e cristalina, deve investir em um equipamento hidráulico. O filtro para piscina, parte fundamental deste equipamento, garante a qualidade da água e uma limpeza completa para a piscina.

Sendo um aparelho indispensável para qualquer piscina, a Global-Tech separou algumas informações importantes que você precisa saber para adquirir e manter um filtro para piscina. Confira!

Afinal, para o que serve um filtro para piscina?

Um filtro não trabalha sozinho. Ele atua juntamente com o skimmer, a motobomba e o ralo do fundo, formando o sistema hidráulico. Juntos, são responsáveis por 80% da qualidade da água da piscina.

 

Cada um desses 4 componentes possuem uma função específica que tem como objetivo final entregar água limpa de volta à piscina. O filtro, por sua vez, cumpre justamente o que seu nome diz: ele filtra a água.

Banner Filtro para piscina 1

Como funciona?

Trata-se de um processo simples. A água é sugada pelo skimmer e pelo ralo por meio da motobomba, chegando em um depósito. Nesse depósito, a água passa pelo processo de filtragem até voltar para a piscina. Normalmente, o processo todo dura de 6 a 8 horas (dependendo do tamanho da piscina) e é recomendado realizar diariamente.

A principal função do filtro para piscina é, portanto, filtrar a água. Ele também possui outra finalidade, como a retro-lavagem, que é a limpeza da própria areia do filtro. Essa função é importante para manter uma boa limpeza do equipamento e prolongar a sua vida útil.

A retro-lavagem funciona da seguinte maneira: o sentido da água é invertido para que as impurezas da areia sejam retiradas e expelidas no esgoto.

Quais cuidados devem ser tomados com o filtro?

Os filtros para piscina demandam certos cuidados para garantir mais durabilidade e manter a sua eficiência. Para isso, tenha o hábito de filtrar a piscina todos os dias e faça a retro-lavagem (saiba mais sobre cuidados clicando aqui!) apenas quando for necessário. Ao fazer a retro-lavagem, lembre-se sempre de mudar a posição da alavanca somente quando a motobomba estiver desligada.

Antes de ligar o sistema hidráulico, certifique-se de que as válvulas estão na posição correta e a tampa está fechada, e só feche os registros para realizar a manutenção do filtro.

Quando está na hora de trocar o filtro?

Mesmo seguindo todas essas dicas para manter o filtro para piscina, uma hora ele precisará ser substituído. Normalmente acontece em duas situações: quando falta areia no filtro ou quando a areia se encontra saturada. Isso se dá porque é comum perder um pouco de areia no processo de retro-lavagem e a areia pode ficar saturada por falta de aspiração, fazendo com que o filtro trabalhe mais.

Por isso é importante trocar a areia do filtro de tempos em tempos, para que o processo de filtração seja mais eficiente e com qualidade.


Visite a Global-Tech, confira nossos produtos disponíveis e encontre o motor e filtro certo para a sua piscina seguindo nossas dicas!