Como escolher o filtro e motor para piscina

Como escolher o filtro e motor para piscina

14/08/2018 0 Por globaltechbrasil

O filtro e motor para piscina são fundamentais para o sistema hidráulico, responsável pela limpeza da água. São essenciais para evitar sujeiras e insetos na superfície da piscina, mantendo a água sempre cristalina.

Para garantir a qualidade da água, é preciso escolher os equipamentos certos. Por isso, reunimos algumas dicas para você encontrar o filtro e motor para piscina ideal para a sua!

Funcionalidades

Antes, é preciso entender como o filtro e motor para piscina funciona. Como já mencionamos, eles fazem parte de um sistema hidráulico, que tem como objetivo eliminar as impurezas da água e devolvê-la limpa para a piscina. Esse sistema é composto por um skimmer, ralo do fundo, motor (ou motobomba) e filtro.

O processo ocorre quando a água é sugada pelo skimmer, passando pelo ralo, até chegar ao depósito. A sucção acontece através do motor, que impulsiona a água a passar pelo equipamento. Uma vez no depósito, a água passa pelo filtro – que, por sua vez, é responsável pela filtragem propriamente dita. Depois de filtrada, a água é devolvida para a piscina. Quando toda a água da piscina passar pelo filtro, um ciclo é completado.

O que levar em consideração ao escolher

Existem diversos tipos de filtro e motor para piscina, de diversas marcas, volumes e modelos. Mas, antes de escolher um, é preciso levar em consideração algumas informações. Veja a seguir:

 

 

  1. Tipo de piscina

O tipo de piscina influencia diretamente no processo de filtragem. Por exemplo, para piscinas residenciais, um ciclo pode ser feito em cerca de 8h. Já para piscinas públicas, é recomendável que a filtragem seja feita em até 6h, demandando filtros mais potentes e com capacidade para um volume maior.

  1. Volume da água

O volume é o principal fator que interfere na escolha do equipamento, pois é o que determinará a capacidade do filtro. Para calcular essa medida, é preciso multiplicar a largura, o comprimento e a profundidade.

Largura: X

Comprimento: Y

Profundidade única: Z

Cálculo: X x Y x Z = m³

Se a piscina tiver mais de uma profundidade, é preciso somar os valores das profundidades e dividir o resultado da soma pelo número de profundidades distintas para obter a média.

Largura: X

Comprimento: Y

Profundidade A: ZA

Profundidade B: ZB

Cálculo: X x Y x Profundidade média = m³

Para tirar a média das profundidades:

Profundidade média: (ZA + ZB) / 2

No cálculo do volume de água para piscinas ovais e redondas, em vez de comprimento e largura, utilize o diâmetro.

Cálculo: Diâmetro A x diâmetro B x profundidade média x 0,785

  1. Compatibilidade entre motor e filtro

O motor e o filtro trabalham em conjunto, portanto, é fundamental que o tamanho da do motor seja compatível com o do filtro. Se instalar um motor com mais potência e um filtro menor, a areia poderá voltar à piscina ou até mesmo comprometer o equipamento. Por isso, recomendamos a compra de kits de filtro e motor para piscina, onde os dois aparelhos são da mesma marca e da mesma potência.

 

 

Tenha todas as informações a respeito dos produtos caso venha a trocar apenas o filtro ou o motor, para que não acabe adquirindo um equipamento incompatível. Visite a Global-Tech, confira nossos produtos disponíveis e encontre o motor e filtro certo para a sua piscina seguindo nossas dicas!