Filtro de piscina: cuidados necessários para a manutenção

Filtro de piscina: cuidados necessários para a manutenção

17/08/2018 0 Por globaltechbrasil

O filtro de piscina é um dos componentes mais importantes para o cuidado da água. Junto com o skimmer, o motor (ou motobomba) e o ralo do fundo, completam o sistema hidráulico da piscina, responsável por 80% da qualidade da água.

Sendo um equipamento tão importante, o filtro de piscina também exige alguns cuidados para garantir o seu funcionamento e prolongar a vida útil do aparelho. Aqui você vai conferir algumas dicas práticas de como fazer essa manutenção no dia a dia.

Entendendo como funciona um filtro de piscina

O filtro não funciona sozinho, e sim em conjunto com o restante dos equipamentos hidráulicos. A água é sugada pelo skimmer e pelo ralo por meio da motobomba, passando pelo filtro e sendo devolvida depois para a piscina.

Porém, como a água é filtrada? A filtração ocorre por meio da areia armazenada no filtro. E para que as impurezas sejam retidas na areia e não retornem para a piscina, existe um conjunto de peças que seguram a areia e deixam apenas a água limpa passar e retornar para a piscina. Esse conjunto é chamado de elemento filtrante.

Manutenção necessária

Qualquer filtro, de piscina ou não, deve ser limpo periodicamente para garantir mais eficiência e durabilidade ao equipamento. A limpeza é feita por meio da função de retro-lavagem da areia do filtro e, em períodos de uso contínuo (como o verão), é recomendado realizá-la uma vez por semana.

Banner Filtro para piscina 1

Como funciona a retro-lavagem da areia do filtro

Antes de tudo, para retrolavar a areia do filtro de piscinas é preciso desligar a motobomba. Depois de desligá-la, coloque a alavanca do filtro na opção “retrolavar” (também pode estar como “lavar” ou “backwash”).

Abra o registro da linha de esgoto (se houver), pois a retrolavagem joga um pouco de água fora. Ligue a motobomba e observe se a água sai muito suja e com o tempo vai ficando mais limpa.

Assim que a água começar a sair cristalina, desligue o motor e em seguida feche o registro da linha de esgoto. Se não for possível ver a água saindo por meio de um visor ou pela tubulação, apenas desligue após 2 minutos de retro-lavagem.

Depois de desligar o motor, mude a alavanca para “enxaguar” ou “pré-filtrar” e ligue-o novamente por 30 segundos. Desligue em seguida.

Volte a alavanca para “filtrar” e pronto! Seu filtro de piscina está limpo novamente.

Lembre-se sempre de desligar a motobomba antes de mexer na alavanca do filtro. Quando o processo de retro-lavagem não for suficiente para a limpeza, pode ser um sinal de problemas na areia, na tubulação ou nas válvulas do filtro.

Conte com a ajuda de profissionais especializados para fazer uma revisão do equipamento.


Visite a Global-Tech, confira nossos produtos disponíveis e encontre o motor e filtro certo para a sua piscina seguindo nossas dicas!