Exercícios aquáticos na gestação

Exercícios aquáticos na gestação

01/04/2019 3 Por globaltechbrasil

Piscina, todo mundo gosta, não é mesmo? Basta falar em uma roda de amigos ou família que vai tomar um banho de piscina e todos se empolgam, crianças, idosos e até mesmo as gestantes – não tem como negar, esse momento de lazer é desejado por todos.

Algumas mulheres, as mães de primeira viagem, tem medo de fazer qualquer esforço ou exercício, isso pelo medo da queda ou dano acometer qualquer dano ao bebê, o medo é comum, contudo, quando o assunto é exercícios aquáticos na gravidez, a nossa dica é: pode ir sem medo, contanto que se tenha cautela!

Afinal, os exercícios são perfeitos para o condicionamento físico da mulher, além de ser um dos que apresenta menos riscos, proporcionando conforto para as mamães. Gostou do assunto? Então continue acompanhando este artigo e saiba tudo sobre os exercícios aquáticos na gestação.

  • Vantagens

Você pode não acreditar, mas o peso corporal diminui cerca de 90% dentro d’água, o que acaba por reduzir o impacto sobre as articulações e os movimentos aeróbicos de qualquer exercícios dentro da piscina.

E tem mais, a resistência da água ajuda a tonificar a musculatura dos braços, pernas, costas e do abdômen, enquanto o exercício físico alivia a dor própria das mudanças morfológicas – problemas circulatórios, o que por sua vez, proporciona uma melhor preparação para o parto e também para melhor recuperação física após o parto.

Outro ponto vantajoso é que a água reduz a tensão térmica, ou seja, a temperatura corporal materna dentro dos níveis seguros para o feto, assegurando maior alívio físico e mental para a gestante.

Banner Trocador de Calor1

  • Sugestões e recomendações

– A primeira dica, antes de qualquer ação é a consulta ao médico, ele é quem vai fazer melhores recomendações, afinal, conhece os estágios da gestação e certamente saberá como auxiliar neste momento;

– Busque por ajuda profissional ao invés de fazer isso sozinha;

– Procure pelas aulas em grupo, muitas vezes isso acaba sendo mais motivador;

– Tente evitar as mudanças de temperatura e as correntes de ar frio, inclusive, depois da sessão é aconselhável tomar um banho quente, mantendo o corpo aquecido;

– A ingestão de líquidos antes e depois do exercício é primordial para evitar a desidratação e o aparecimento de cãibras.

  • Exercícios

Natação – Por ser um exercício de baixo impacto e trabalhar todos os músculos, fortalecendo a parte cardiovascular, a natação é indicada como um dos exercícios aquáticos na gravidez.

Resultado de imagem para Gravida Natação

Hidroginástica – Não diferente da natação, a hidroginástica também trabalha a parte cardiovascular, além de trabalhar a força e a resistência muscular, o que por sua vez é ideal para as mamães, afinal, na água o peso corporal fica reduzido e também com impacto menor.

Imagem relacionada

Caminhada na água – Esse tipo de exercício aquático para gestante é um dos mais simples, contudo, também contribui com a resistência muscular, mas nesse caso, diferente da caminhada feita na rua, como é comum, esse exercício demanda uma quantidade muito maior de energia para vencer a resistência do ambiente, já que a água é mais densa que o ar.

Imagem relacionada

Pilates aquático – Entre os exercícios praticados na piscina por gestantes, o pilates aquático é um dos que atrai inúmeras mamães, pois ele, além de beneficiar a saúde em um modo geral, alivia o estresse, fortalece a musculatura, aumenta a flexibilidade e amplitude do movimento e ainda melhora a postura.

Imagem relacionada

Não há dúvidas de que a água e principalmente os exercícios aquáticos são essenciais para melhor desenvoltura e saúde na gravidez, além da alimentação saudável, que deve ser sempre orientada por um médico, de modo a condicionar melhor a gestação e os processos para iniciação nos exercícios.

Agora, você mamãe pode começar a se planejar para melhorar ainda mais a gestação e claro, ter mais saúde neste momento – com segurança. Não é mesmo?

Se você gostou deste texto, continue acompanhando o nosso blog e conheça ainda mais sobre as boas práticas e o melhor uso da piscina para toda a família.


Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: