Guia: dúvidas frequentes sobre saunas

Guia: dúvidas frequentes sobre saunas

21/09/2018 0 Por globaltechbrasil

Criado pelos finlandeses há séculos, a sauna é conhecida pelas suas propriedades terapêuticas e relaxantes no tratamento de doenças. Hoje, com uma tecnologia muito mais avançada, é possível ter saunas em casa e usufruir desses benefícios quando quiser.

Porém, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o método. Pensando nisso, reunimos neste guia rápido algumas das dúvidas frequentes sobre saunas que as pessoas mais questionam.

  1. A sauna faz emagrecer?

A sauna por si só não faz uma pessoa perder quilos e quilos, mas ajuda a eliminar o líquido e gordura retida no corpo por meio da transpiração. Ela também pode auxiliar na prevenção de celulite e a desintoxicar, pois são essas toxinas e impurezas acumuladas no organismo que colaboram com a formação da celulite.

  1. Qual é a diferença entre sauna úmida e seca?

A sauna úmida funciona a partir de um gerador de vapor (elétrico, à lenha ou a gás), que aumenta a temperatura para até os 40ºC. É muito utilizada em locais com clima mais quente, e é preciso ser revestida com materiais impermeáveis como azulejos, pedras, vidro ou porcelana.

A sauna seca gera um calor sem umidade, muito recomendada para o uso durante o inverno ou em localidades de clima mais ameno. Pode chegar aos 80ºC e normalmente a sauna é revestida de madeira.

Banner Sauna Seca 1

  1. A sauna abre os poros?

Um dos maiores benefícios da sauna úmida é a abertura dos poros da pele. O calor do vapor aumenta a temperatura do corpo, abrindo os poros e facilitando a eliminação de impurezas. A sauna não traz uma solução imediata contra cravos e espinhas, mas com moderação pode ajudar a preservar a pele lisa e hidratada.

  1. Faz mal para quem tem problema no coração?

Pessoas hipertensas, com pressão baixa ou que sofrem de problemas cardíacos não devem utilizar a sauna. Com o corpo exposto a altas temperaturas, o coração pode sofrer vasodilatação e aceleração dos batimentos cardíacos, subindo a pressão e levando até mesmo ao infarto. Para pessoas com pressão baixa, o aquecimento da temperatura corporal pode ocasionar à queda de pressão e desmaio.

  1. A sauna auxilia no tratamento de doenças?

A sauna pode ser utilizada para melhorar sintomas de muitas doenças, como descongestionar vias aéreas e aliviar dores musculares, mas não possui poder para curar doenças sem estar aliada a um tratamento médico. No entanto, a sauna ainda pode ajudar o corpo de diversas formas, além de diminuir a tensão e o estresse.

  1. Pode pular na piscina logo depois de sair da sauna?

Desde que a saúde esteja em ordem, tomar um banho de piscina ou um ducha fria após o uso da sauna é recomendável. Depois do banho de sauna, o corpo fica preparado para temperaturas baixas. Uma ducha fria é ótima para estimular a circulação e estimular o organismo.

Porém, em alguns casos, o choque térmico causado pela água fria no corpo quente pode desencadear em dificuldades respiratórias, alteração na pressão e aceleração dos batimentos cardíacos. Esteja em dia com a sua saúde para poder usufruir de todos os benefícios que a sauna traz.


Duvida em em qual modelo de Sauna escolher? Veja nosso post sobre:

Sauna Seca, Úmida ou Semi-Úmida, qual escolher?

A Global-Tech Brasil tem uma linha completa de saunas para você! Conheça nossos produtos: