6 cuidados para ter na sauna residencial

6 cuidados para ter na sauna residencial

14/09/2018 0 Por globaltechbrasil

Saunas em casa são ótimas para relaxar e descontrair. No frio, é bom para aquecer o corpo e fortalecer a imunidade; no calor, para diminuir a tensão e descansar. São inúmeros os benefícios do banho de sauna para o corpo e para a mente, mas é importante saber usá-la com moderação. Conheça os principais cuidados para ter na sauna e usá-la com tranquilidade e segurança.

  1. Para pessoas com problemas cardíacos, insuficiência hepática e doenças nos rins: evite

Se você tiver algum problema de saúde de alto risco, é recomendável evitar o uso de saunas. Em alguns casos, pode causar a variação de batimentos cardíacos e levar ao infarto. Pessoas que tomam medicamentos que inibem o suadouro ou que eleve a temperatura do corpo devem evitar a sauna também.

Crianças, grávidas ou mulheres tentando engravidar não devem tomar banho de sauna. Caso você esteja se sentindo enjoado, tiver pressão baixa ou desmaiar facilmente, não utilize. Também não é recomendável tomar banho de sauna com cólicas ou insolação.

  1. Hidrate-se bem antes e depois de utilizar a sauna

Esse é um dos principais cuidados para ter na sauna: beba no mínimo 2 a 3 copos de água antes de entrar nela. O calor fará seu corpo transpirar, levando-a a perder muito líquido. Se você não beber água o suficiente antes, pode acabar ficando desidratado – o que pode causar insolação e problemas ainda mais graves.

Depois de sair da sauna, beba água novamente para repor o líquido. Jamais utilize a sauna se tiver tomado alguma bebida alcoólica ou estiver com ressaca, pois o álcool leva à desidratação.

  1. Use a sauna por 15 a 20 minutos

Esse é o tempo necessário para usufruir dos benefícios da sauna sem causar problemas para o corpo. A estrutura física do ser humano não foi feita para suportar altas temperaturas por longos períodos, portanto, respeite isso. Se você começar a sentir algum desconforto ou enjoo, saia antes.

Banner Sauna Seca 1

  1. Resfrie o corpo após a sauna

É preciso resfriar o corpo depois de utilizar a sauna para estimulá-lo. Porém, tome uma ducha morna, para que não sofra um choque térmico (o que pode ser bem perigoso para quem tem problemas cardíacos).

Depois, encontre um lugar tranquilo e descanse por 10 minutos para se recuperar e abaixar sua frequência cardíaca. Não vá direto para outro treino após a sauna.

  1. Mantenha a sauna sempre limpa para evitar o acúmulo de bactérias

Outros importantes cuidados para ter na sauna residencial são as limpezas regulares. Se você utiliza a sauna com muita frequência, limpe-a uma vez por semana com detergente, vinagre ou bicarbonato de sódio para as manchas mais difíceis de remover.

Aspire o local para limpar poeira e cabelos, e higienize os bancos e encostos com vinagre diluído para desinfectar.

  1. Leia as instruções de instalação e uso do fabricante

Cada sauna residencial vem com um manual com informações dadas pelo fabricante. É importante revisá-las quando surgir qualquer dúvida, pois cada equipamento possui suas próprias diretrizes de uso. Consulte um profissional especializado caso necessite de manutenções mais técnicas.


Duvida em em qual modelo de Sauna escolher? Veja nosso post sobre:

Sauna Seca, Úmida ou Semi-Úmida, qual escolher?

A Global-Tech Brasil tem uma linha completa de saunas para você! Conheça nossos produtos: