Como usar essências para sauna

Como usar essências para sauna

02/10/2018 0 Por globaltechbrasil

Já falamos aqui no nosso blog sobre os inúmeros benefícios que o banho de sauna traz para a saúde. Eliminação de toxinas, melhora na respiração, alívio de dores musculares e aumento do metabolismo são somente algumas dessas vantagens incríveis. Quando combinado a outros tipos de tratamentos, apresentam resultados ainda mais positivos para o corpo.

A aromaterapia é um desses tratamentos. Uma terapia milenar à base de essências, consiste na utilização de aromas para curas. Como é utilizada em banhos, cada vez mais pessoas têm aproveitado essa prática para usufruí-la no banho de sauna, combinando as propriedades curativas do vapor com as dos aromas.

Quer saber como usar essências para sauna e quais são benéficos para tratar doenças específicas? Continue acompanhando a seguir!

A utilização de essências para sauna

Uma sessão de aromaterapia na sauna demanda alguns cuidados para que seja totalmente aproveitado. Também ajuda se manter a sauna limpa e com a manutenção em dia.

Primeiramente, para utilizar essências na sauna é preciso ter um cesto de inox. Neste cesto você colocará pedras dolomitas, folhas (in natura) ou a essência líquida, para que sejam envolvidas em um espaço e tenham seus efeitos terapêuticos. O cesto costuma ter uma proteção de madeira por fora, para evitar que alguém acabe se queimando com o aço inox quente enquanto toma o banho de sauna.

É importante, antes de usar essências para sauna, você se certificar de que ela está na temperatura certa e que ninguém que tomará o banho possui alergia a algum dos aromas. Nunca borrife a essência direto ao ambiente, mas utilize o cesto.

Banner Sauna Úmida 2

Os benefícios de cada essência para saúde

Como já falamos, a sauna em si já traz diversos benefícios para a saúde. Quando combinada à aromaterapia, essa lista aumenta ainda mais! Conheça algumas das essências para sauna mais utilizadas e no que elas ajudam a tratar:

  1. Eucalipto

O eucalipto é uma das essências mais amadas para a utilização em saunas. É extremamente benéfico para peles oleosas, ajudando na cicatrização. Também ajuda a curar gripes e resfriados comuns e limpa as vias aéreas.

  1. Lavanda

A lavanda é muito usada como aromatizante de ambiente por seu perfume, mas além disso pode auxiliar no tratamento de infecções de garganta e bronquite. Também possui um efeito tranquilizante, ótimo para combater a insônia.

  1. Erva-doce

A erva-doce tem propriedades calmantes e é benéfica para mulheres enfrentando a menopausa. É muito utilizada na aromaterapia por diminuir os sintomas do sistema digestivo como um todo, como náuseas, cólicas e dores de estômago.

  1. Alecrim

Muito utilizado na cozinha, o alecrim também mostra muitos benefícios para a saúde. Ajuda no alívio de enxaquecas, desenvolvimento da memória, a melhorar a circulação sanguínea e até mesmo a tratar a asma e sinusite.

  1. Ylang-ylang

Vindo direto da Indonésia, o ylang-ylang é uma essência que combate a irritabilidade, tensão e depressão. Além disso, também ajuda o cabelo a crescer mais forte e saudável.


Duvida em em qual modelo de Sauna escolher? Veja nosso post sobre:

Sauna Seca, Úmida ou Semi-Úmida, qual escolher?

A Global-Tech Brasil tem uma linha completa de saunas para você! Conheça nossos produtos: