Como surgiram as piscinas

Como surgiram as piscinas

06/06/2019 0 Por globaltechbrasil

Você já parou para pensar em como surgiram as piscinas? Antes de saber essa e outras curiosidades sobre o assunto, saiba que o nome piscina vem de L. PISCES, “peixe”, afinal, no início, as piscinas nas casas romanas não eram feitas para a prática de natação e sim para criação de peixes.

Tudo o que se sabe, é que, é que há relatos de que as primeiras piscinas públicas surgiram como grandes tanques encontrados em pirâmides no Antigo Egito, sendo essas as construções que mais se aproximam das piscinas atuais.

Depois disso, na Idade Média, com o crescimento do Cristianismo, as piscinas passaram a ser usadas para os rituais de batismo, depois de um tempo passaram a ser pias batismais, porém a prática religiosa ganhou o gosto, e os “tanques” como eram conhecidas, adaptaram-se ao lazer das pessoas.

Mas as piscinas, da forma que conhecemos hoje, tiveram sua origem entre o século XVIII e XIX com finalidades comerciais e só as piscinas públicas só foram registradas entre 1761 e 1781. Posteriormente a isso, a adaptação das piscinas comerciais para as residenciais surgiram de vários fatores, o primeiro foi o desejo de ter uma nova forma de lazer e o segundo, para hábitos de higiene.

Ainda sobre as piscinas residenciais que conhecemos hoje, elas viraram uma espécie de moda entre os ricos e famosos. Tendo a prática como início em Hollywood. Partindo disso, essa opção de lazer tornou-se mais popular ao longo do tempo e com isso, mais acessível, possibilitando que outras pessoas pudessem ter a sua própria piscina.

Dentro desse contexto foram surgindo as variações nos modelos, diversas opções de materiais que passaram a complementar o espaço de lazer, os materiais diversos para composição da piscina, até mesmo as piscinas de plásticos e infláveis e hoje, com a vasta tecnologia, a piscina pode ter a temperatura que o banhista deseja, com diferentes tipos de iluminação e formato.

É incrível como tudo isso se transformou, não é? O simples desejo de tomar um banho resultou na transformação do uso da água em residências. E mais do que isso, essa descoberta também resulta em uma maior qualidade de vida para pessoas de diferentes idades, proporcionando um melhor bem-estar e contribuindo significativamente com a saúde. Não há dúvidas de que esse espaço agradou e continua agradando diferentes tipos de pessoas por longos anos.

Pintura origem da piscina

Dessa criação, deu-se os diferentes tipos de nados – borboleta, peito, costas e crown e indo até mais além, possibilitou diferentes tipos de competições e um novo mercado para quem desde aquele época buscava empreender, sendo na construção de novas ideias, novos materiais e acessórios ou até mesmo para aqueles que resolveram construir e cuidar de piscinas.

A piscina é de fato um marco na história da humanidade, principalmente se levarmos em conta que esse espaço de lazer possibilita o encontro de diversas pessoas queridas, como amigos, famílias e até mesmo os PETS, proporcionando assim, momentos de diversão.

O que achou desta curiosidade? Você pode nos contar aqui nos comentários e se quiser, pode compartilhar algo que você saiba sobre essa criação espetacular e que perdura por tanto tempo.

Se você gostou, continue acompanhando as dicas e as novidades que trazemos aqui, há sempre um artigo novo esperando você. Não perca!


Saiba a importância de planejar a compra dos acessórios para sua piscina.

Planejar e Comprar acessórios para sua piscina!

A Globaltech Brasil tem uma linha completa de acessórios para você! Conheça nossos produtos: