Como solucionar problemas no encanamento da piscina

Como solucionar problemas no encanamento da piscina

04/11/2019 0 Por globaltechbrasil

Parte de possuir uma piscina ou uma banheira de hidromassagem significa cuidar de quaisquer problemas que possam ocorrer, de preferência enquanto ainda é cedo e o problema é fácil – e barato – de corrigir. Embora alguns problemas, como equilíbrio químico, sejam simples de entender e corrigir, lidar com problemas de encanamento da piscina confunde a maioria das pessoas.

Os problemas de encanamento, em particular, exigem ação rápida. A espera leva a mais danos e reparos caros. Embora a correção de um problema de encanamento da piscina possa parecer assustadora, existem soluções simples para os problemas comuns de encanamento que os proprietários de piscinas experimentam.

AR NO SISTEMA

Qualquer ar no seu sistema de piscinas pode ser um problema sério, pois restringe o fluxo de água. Isso pode causar turbidez na piscina ou até mesmo levar o tanque do filtro a rebentar devido ao aumento da pressão, o que pode não ser aparente ao visualizar o manômetro do filtro. Um sintoma de um vazamento de ar em seu sistema é quando fluxos de bolhas de ar saem das entradas de água para a piscina (dreno de fundo e dispositivo de aspiração, por exemplo). Existem algumas coisas que podem fazer com que o ar entre no seu sistema, todas com uma solução simples.

Verifique o nível da água da piscina, pois um nível baixo de água pode fazer com que o skimmer retenha ar no sistema. Se o único problema for a falta de água, reabasteça a piscina até o nível adequado. Falando do skimmer de superfície, outro componente a ser inspecionado é o açude do skimmer. O açude é a “porta” dentro da boca do skimmer. Seu objetivo é criar a “ação de escumação” flutuando e abrindo livremente na superfície superior do nível da água da piscina. O açude pode ficar com defeito e ficar na posição de boca fechada, literalmente criando um efeito de barragem que inibe o fluxo de água.

Outras causas comuns podem ser a motobomba do conjunto filtrante e as válvulas, normalmente localizadas no lado da sucção e na frente da bomba. A motobomba do filtro possui um pré-filtro para cabelos e fiapos com tampa e junta / anel de vedação. Quando o anel de vedação da junta fica achatado ou a tampa fica danificada (rachada ou deformada), ele pode quebrar a vedação hermética, permitindo que o ar flua para o seu sistema de filtragem. Para válvulas, uma tampa é selada por uma junta ou anel de vedação e pode começar a vazar, a tampa pode entortar ou rachar e deixar entrar ar.

Para determinar se a motobomba do conjunto filtrante ou uma válvula é a culpada pelo vazamento de ar, inicie o sistema e alivie o ar existente, abrindo a válvula de purga de ar na parte superior do tanque do filtro. Quando o manômetro atingir a pressão esperada, desligue o sistema e observe a área da bomba. Se houver um pequeno borrifo de água em qualquer uma dessas áreas, você identificou o vazamento. A partir daí, substitua todas as peças necessárias e lembre-se de que você nunca deve deixar um vazamento de ar sem vigilância.

SUJEIRA E DETRITOS

Sujeira e detritos na piscina estão na vanguarda da mente de todos os proprietários de piscinas, embora geralmente pensando em limpeza e química da própria água da pisicna. No entanto, sujeira e detritos podem entrar no encanamento da piscina e causar problemas. Os detritos que entram no sistema de filtragem podem causar obstruções ou até se prender nas válvulas e tampas, deixando entrar ar. Sujeira e detritos também podem entupir a linha do skimmer, e então o filtro da piscina não funciona corretamente. Se for esse o caso, desligue a bomba da piscina e (se possível) a energia do motor. Limpe todos os detritos existentes da cesta e use uma serpentina projetada para o tipo específico de encanamento para remover o entupimento da tubulação do skimmer.

ALTERAÇÕES NA PRESSÃO DO FILTRO

O filtro na sua piscina ou banheira de hidromassagem deve funcionar perfeitamente para garantir a segurança ideal da água. Uma mudança na pressão do filtro é um problema comum que, felizmente, tem uma solução fácil. As reduções na pressão do filtro geralmente são causadas por obstruções, retenção de ar ou configurações incorretas da válvula. Isso pode ser solucionado verificando as configurações da válvula, limpando as linhas de sucção ou substituindo a válvula danificado. Aumentos na pressão do filtro geralmente são causados ​​por algo bloqueando o filtro, como detritos ou um bloqueio de algas no interior do filtro. Isso pode ser evitado com limpezas regulares da piscina e limpando constantemente a piscina de algas.

Veja também:

Coisas a considerar ao comprar uma casa com piscina

Regras essenciais e ferramentas para segurança da piscina

Como tratar piscina com produtos químicos