Como resolver os problemas que afetam os testes de água da piscina

Como resolver os problemas que afetam os testes de água da piscina

21/11/2019 0 Por globaltechbrasil

O gerenciamento de níveis errados de produtos químicos da piscina durante o tratamento da água da sua piscina ou banheira de hidromassagem pode produzir leituras que às vezes podem desviá-lo do curso, em comparação com as leituras normais. Uma overdose de cloro, por exemplo, pode afetar significativamente o pH e a alcalinidade total, enquanto muitos outros itens podem afetar os métodos de teste e de correspondência de cores. Com os custos de manutenção e por integridade física de sua piscina ou spa em risco, é imprescindível que as interferências nos testes de água sejam tratadas com cuidado. Este artigo abordará algumas das interferências comuns que você pode encontrar no seu próximo teste de água.

TESTE DE PH

Quando o nível de cloro é superior a 15 partes por milhão (ppm), o corante orgânico usado no indicador pode ser significativamente afetado, resultando em uma amostra roxa, em vez da faixa normal de amarelo para vermelho.

Solução: Remova toda a água e enxágüe bem o frasco. Depois de obter uma nova amostra, adicione uma gota de tiossulfato para neutralizar qualquer desinfetante em excesso na amostra (não se esqueça de adicionar apenas uma gota, pois quaisquer gotas adicionais podem alterar todo o pH da sua amostra). Adicione 5 gotas do indicador vermelho de fenol, misture a amostra e combine com a cor correspondente.

COMBINAÇÃO DE CORES

Os reagentes DPD são produtos químicos usados ​​para reagir com a água ao testar as concentrações do oxidante. Quando os níveis de cloro são superiores a 10 – 15 ppm, os reagentes DPD podem ser branqueados parcial ou totalmente, o que pode fazer você pensar que não há cloro na piscina.

Solução: Após o teste, se não houver desenvolvimento de cor e você tiver certeza de que há cloro, dilua a amostra e teste novamente para determinar a concentração correta. Você deverá reduzir o tamanho da amostra pela metade – por exemplo, se o tamanho necessário da amostra for 10 ml, reduza para 5 ml e adicione 5 ml de água totalmente isenta de cloro (como água engarrafada). Ao seguir as instruções de teste, compare a cor resultante com a tabela de química. Ao identificar a cor na tabela que corresponde à sua amostra de água, você encontrará um valor ao lado. A leitura correta necessária é o dobro do valor que a cor representa.

Outro possível problema é que uma pequena quantidade de DPD pode ser identificada dentro da célula de teste. Mesmo uma pequena quantidade pode fazer com que o valor total de cloro seja menor que o valor de cloro livre.

Solução: Enxágue completamente as células de teste após cada uso.

TESTE DE DUREZA DO CÁLCIO (CH)

Os íons metálicos de algicidas, as tubulações metálicas ou a própria água podem afetar drasticamente os resultados dos testes de CH. Geralmente, os traços de cobre, ferro e / ou manganês são os culpados, já que a presença desses metais geralmente se mostra quando a amostra fica roxa ou fica vermelha em vez do ponto final azul.

Banner Limpeza de Piscina 1

Solução: Primeiro, obtenha uma nova amostra e adicione 5 ou 6 gotas de titulante antes de adicionar o tampão e o indicador. Siga o procedimento de teste normalmente e adicione as 5 ou 6 gotas iniciais do titulante na contagem total de gotas. Multiplique o resultado pela equivalência da gota para obter a leitura correta.

TESTE DE ALCALINIDADE TOTAL

Com a adição de reagentes para teste de alcalinidade total, você obtém os resultados mais precisos quando a água fica verde e vermelha. Se ficar azul para amarelo, isso indica que uma quantidade excessiva de cloro está presente na amostra.

Solução: obtenha uma nova amostra. Comece adicionando de quatro a cinco gotas, em vez do número instruído de uma ou duas gotas. Isso removerá o excesso de halogênio sem comprometer a amostra, permitindo que você obtenha o espectro de cores correto (verde para vermelho).

LEITURAS DE MONOPERSULFATO

O monopersulfato (oxidante sem cloro) pode alterar as leituras de cloro total e combinada. Isso ocorre devido a uma reação rápida do DPD, que resulta em um número anormalmente alto (um falso alto).

Solução: Para remover qualquer monopersulfato, use um reagente desox e tente outro teste.

 TESTE DE FERRO / COBRE

Altos níveis de cobre podem impedir as leituras de teste de ferro e vice-versa.

Solução: Se você receber leituras questionáveis, dilua a amostra e teste novamente para determinar a concentração desses metais. Você pode até usar um leitor digital calibrado para detectar cobre e ferro individualmente.

Testes adequados de água requerem uma compreensão adequada dos aspectos mecânicos e químicos dos sistemas de água. Se alguma leitura química lhe parecer estranha, você pode seguir as informações acima e determinar exatamente o que está acontecendo na piscina para trazer a água de volta ao equilíbrio.

Leia também:

Como solucionar problemas no encanamento da piscina

Temos que adicionar mais cloro na piscina no verão?

Manutenção do filtro para piscina: quando fazer