Como construir uma Sauna seca?

Como construir uma Sauna seca?

22/06/2018 0 Por globaltechbrasil

Para que uma sauna funcione bem é necessário ter um espaço adequado e seguir algumas regras. Em geral, o lugar destinado à construção de uma sauna é pequeno, com exceção das saunas comerciais. As medidas variam de 4 m² até 50 m². Suas salas são revestidas de madeira e dependem de um gerador de calor para funcionar. Sua temperatura pode chegar a até 80ºC.

  • Para construção

Após rebocar paredes e teto com reboco comum, faça o isolamento térmico com lã de vidro ou isopor, fixados com sarrafos. Para o revestimento das paredes, após o isolamento térmico, use madeira seca, como cedro ou mogno. É importante utilizar madeira maciça, de fácil respiração. Para a limpeza do ambiente, use pano úmido em água.

Obs: Jamais envernize ou aplique qualquer produto para a proteção da madeira. Lixe muito bem toda madeira utilizada na construção para assim eliminar todas as farpas.

  • Respiro

Deixe um respiro para ventilar o forno, oxigenar o ambiente e distribuir o calor nos lugares certos. Faça uma abertura de 06 x 14cm na parede onde ficará o forno, esta abertura deve ficar entre 10cm e 15cm de piso. O acabamento exterior desta abertura poderá ser feito com tela, gradil ou treliça de madeira.

Na parede oposta, onde normalmente ficam os bancos, faça em sentido diagonal à abertura inferior, outra abertura de mesmo tamanho distante 30 cm do teto. Para esta abertura superior providencie uma portinhola para oferecer ao usuário o controle do fluxo de ar no ambiente.

 

  • Piso

Na sauna seca, o piso pode ser cimentado ou cerâmica (antiderrapante), se preferir pode cobri-lo com um estrado de madeira.

  • Instalação do Forno Elétrico

Utilize placas refratárias nas paredes no entorno do gerador de calor e no piso sob ele. Não use madeira nesta área, isso poderia causar um incêndio. Utilize cerca de proteção ao redor do equipamento, a uma distância mínima de 10cm.

Banner Sauna Seca 1

  • Iluminação

A iluminação do ambiente deve ser sempre indireta e com lâmpada de até 40 watts no máximo. Utilize arandela de madeira e instale o interruptor fora do ambiente.

  • Porta

Porta de madeira com isolamento térmico; deverá abrir sempre para fora do recinto e possuir visor transparente.


Confira nossos Produtos: