Descubra como instalar cascata em uma piscina!

Descubra como instalar cascata em uma piscina!

25/01/2022 0 Por globaltechbrasil

Ter uma piscina em casa é certamente uma ótima forma de relaxar e se divertir nos momentos de lazer, além de cumprir muito bem funções estéticas da residência. Ainda assim, devido a alguns fatores, nem todas as piscinas chegam a ter o aspecto desejado, podendo deixar de lado elementos indispensáveis, como uma cascata, acessório muito cobiçado entre proprietários de piscinas.

piscina com 3 cascatas ligadas

Muitas vezes, por certas limitações, sejam elas financeiras ou mesmo por não planejamento prévio, essas cascatas acabam sendo pensadas posteriormente gerando duvida se vale ou não a pena tê-las em sua área de lazer – essa dúvida pode surgir principalmente quando a piscina já vem sendo usada a bastante tempo. Pensando nisso, a Globaltech separou um guia prático sobre como instalar cascata na piscina – tirar suas dúvidas e potencializar a diversão!

Observe alguns detalhes antes de instalar seu acessório

Encontradas atualmente em uma variedade grande de modelos e materiais, como aço inox, acrílico, entre outras, alguns deles até mesmo com luzes de LED personalizáveis, essas cascatas oferecem alta qualidade e durabilidade independente de qual seja a escolha, tudo vai depender de seu gosto pessoal e do orçamento disponível. Já falamos sobre esse assunto em detalhes no blog e você pode conferir aqui para entender quais os fatores considerar na hora de escolher sua cascata.

cascata de piscina com led

Para deixar tudo mais fácil, observe qual a melhor opção para sua piscina, se é a cascata de piso ou a opção de parede, e considere também as condições de construção de sua piscina para essa instalação. É importante entender também quais as funções que essa adição oferece a piscina:

  1. Apelo estético essencial;
  2. Auxilia na oxigenação da água;
  3. Ajuda na distribuição mais completa dos produtos químicos utilizados no seu tratamento;
  4. Contribui para umidificação do ambiente, sobretudo, em lugares mais secos;
  5. Proporciona um efeito massageador aos usuários.

Um guia prático Globaltech para instalação da cascata!

O primeiro passo para a instalação é considerar as instalações dos canos que serão conectando a cascata. É necessário que ela esteja posicionada perto da instalação hidráulica da piscina, ou seja, perto da tubulação de retorno que fica depois do filtro e da bomba. Caso o modelo escolhido seja de chão, instale sobre o encanamento para facilitar a distribuição de água no acessório, também ajuda na manutenção. Será necessário fazer apenas dois furos no piso para fixar a cascata através de buchas.

cascata para piscina

Já as cascatas de parede exigem um pouco mais de atenção. Sua instalação pede que a parede a qual ficará seja quebrada, mas não se preocupe, será apenas um pequeno trecho dela precisando de reparos simples no acabamento visual. Outro pronto de atenção importante é que a instalação também deve ser feita diretamente sobre a tubulação vertical que atravessa internamente a alvenaria.

cascata embutida para piscina

Depois de feitas as devidas alterações no entorno da piscina e nas paredes que contemplam o local em que ela está, é só instalar as cascatas propriamente. Sua instalação é simples e não exige trabalho excessivo.

Ainda que haja uma facilidade muito grande na instalação, lembre-se sempre de que alguns modelos podem exigir o piso seja furado ou que um pedaço de alvenaria precise ser quebrado para conectar o acessório à instalação hidráulica. Essa mudança de planos pode requisitar uma obra mais complexa do que o normal, mas nada que torne inviável a colocação das cascatas ou que aumente o preço excessivamente.

Como funciona uma cascata de piscina?

Esse tipo de acessório segue um esquema relativamente simples de passagem de água, e conhecer mais sobre esse processo é também muito importante na hora da instalação. Todos os equipamentos utilizados na limpeza e no fluxo de água, para diferentes necessidades, ficam acomodados na chamada casa de máquinas e seus tubos ficam embutidos nas bordas da piscina ou nas paredes do local onde ela está.

área externa com piscina com cascata

Após acionado o fluxo, a água sai de seu reservatório e escoa pelo Skimmer (caixinha de captação para a aspiração da água, deixando ela livre de impurezas, como folhas, insetos, cabelos), que é bombeada por uma motobomba da piscina.

Essa bomba fará o transporte da água para um filtro retirando essas sujeiras e as eliminando para o esgoto. Depois de filtrada, a água segue diretamente por um tubo até a cascata. A força do jato de água que deverá sair pela cascata depende da potência de sua bomba, por isso, escolha um modelo adequado para pressão e vazão que desejada.

piscina com cascata embutida invertida

Um detalhe importante de se ressaltar é que sua cascata precisa, nesse esquema hidráulico, de seu próprio registro. Ele se torna muito importante principalmente na hora de interromper o fluxo em caso de manutenção.

piscina com cascata na parede com led

Tenha em mente sempre qual será o melhor modelo para sua cascata se baseando na necessidade de uso. De qualquer forma, o importante é se divertir e aproveitar cada momento dentro da piscina. Quer saber mais sobre acessórios, modelos e outros assunto do mundo das piscinas? Continue no blog e confira nossas dicas sobre como fazer uma área gourmet em casa e também como fazer uma festa na piscina!